ESTILO DE VIDA

Conheça as versões de arroz e escolha a melhor para sua saúde!

O arroz é comum na mesa dos brasileiros, mas poucos conhecem todos os seus tipos. Então, que tal conhecer mais sobre esse grão?

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/08/2016 às 19:04
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O arroz está presente praticamente todos os dias no cardápio dos brasileiros. Além de saboroso, fornece energia ao organismo para aguentar as atividades do dia a dia. As versões mais conhecidas são: arroz branco, integral e parboilizado, mas a verdade é que existem diversos tipos desse grão. A seguir, conheça cada uma delas!

arroz na mesa em formato de coração

Foto iStock.com/Getty Images

Japonês

O “nihon mai”, como é chamado no Oriente, é um arroz plantado em solos com muita água. Existem dois tipos: um de grãos curtos e arredondados, e outro de grãos mais longos, chamado de “cateto”.

 Parboilizado

O processo hidrotérmico pelo qual passa faz com que os nutrientes da casca e da película se concentrem no interior do grão. Por ser pré-cozido, é preparado mais rapidamente e tem um sabor peculiar.

Selvagem

Exótico, nem é considerado arroz segundo a botânica. Tem sabor semelhante ao de nozes e é ingrediente interessante para saladas ou finalização de pratos. É fonte de ferro e também garante boas doses de proteínas ao organismo.

saco com arroz selvagem

Foto Gisele Tesser

Arbóreo

Magrinho, esse tipo tem apenas 150kcal em cada 100g – contra as 364 do arroz polido. Por conter generosas porções de amido em sua composição, é indicado para o preparo de risotos, além de absorver mais o sabor dos temperos.

Branco

Também chamado de polido, é a versão mais popular, mais digestiva, porém, mais pobre em nutrientes. O processo de refino retira a casca e o gérmen do grão, onde está a maior quantidade de substâncias benéficas.

Vermelho

A cor e o sabor característicos vêm da película que recobre o grão. Usado na culinária chinesa e tailandesa, contém uma enzima que reduz os níveis de colesterol.

Saiba mais:

Comer carboidratos antes, durante ou depois da malhação?

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

Alimentação infantil: 5 dicas para incluir alimentos saudáveis na refeição

Integral

É a versão mais saudável do grão, pois a película escura que o cobre preserva seu valor nutritivo. Ajuda a controlar o diabetes, combate a hipertensão e previne o câncer. Deixe de molho antes do cozimento para ficar mais macio.