Connect with us

O que você está procurando?

O arroz é comum na mesa dos brasileiros, mas poucos conhecem todos os seus tipos. Então, que tal conhecer mais sobre esse grão?
- Foto iStock.com/Getty Images

Conheça as versões de arroz e escolha a melhor para sua saúde!

O arroz é comum na mesa dos brasileiros, mas poucos conhecem todos os seus tipos. Então, que tal conhecer mais sobre esse grão?

O arroz está presente praticamente todos os dias no cardápio dos brasileiros. Além de saboroso, fornece energia ao organismo para aguentar as atividades do dia a dia. As versões mais conhecidas são: arroz branco, integral e parboilizado, mas a verdade é que existem diversos tipos desse grão. A seguir, conheça cada uma delas!

arroz na mesa em formato de coração

Foto iStock.com/Getty Images

Japonês

O “nihon mai”, como é chamado no Oriente, é um arroz plantado em solos com muita água. Existem dois tipos: um de grãos curtos e arredondados, e outro de grãos mais longos, chamado de “cateto”.

 Parboilizado

O processo hidrotérmico pelo qual passa faz com que os nutrientes da casca e da película se concentrem no interior do grão. Por ser pré-cozido, é preparado mais rapidamente e tem um sabor peculiar.

Selvagem

Exótico, nem é considerado arroz segundo a botânica. Tem sabor semelhante ao de nozes e é ingrediente interessante para saladas ou finalização de pratos. É fonte de ferro e também garante boas doses de proteínas ao organismo.

saco com arroz selvagem

Foto Gisele Tesser

Arbóreo

Magrinho, esse tipo tem apenas 150kcal em cada 100g – contra as 364 do arroz polido. Por conter generosas porções de amido em sua composição, é indicado para o preparo de risotos, além de absorver mais o sabor dos temperos.

Branco

Também chamado de polido, é a versão mais popular, mais digestiva, porém, mais pobre em nutrientes. O processo de refino retira a casca e o gérmen do grão, onde está a maior quantidade de substâncias benéficas.

Vermelho

A cor e o sabor característicos vêm da película que recobre o grão. Usado na culinária chinesa e tailandesa, contém uma enzima que reduz os níveis de colesterol.

Saiba mais:

Comer carboidratos antes, durante ou depois da malhação?

4 dicas para ter uma alimentação equilibrada

Alimentação infantil: 5 dicas para incluir alimentos saudáveis na refeição

Integral

É a versão mais saudável do grão, pois a película escura que o cobre preserva seu valor nutritivo. Ajuda a controlar o diabetes, combate a hipertensão e previne o câncer. Deixe de molho antes do cozimento para ficar mais macio.

 

 

Advertisement

Estilo de vida

A fertilidade é um assunto que causa muitos questionamentos na cabeça das mulheres. Confira uma pesquisa sobre o assunto e um tira-dúvidas!

Estilo de vida

O açúcar mascavo é uma saída para quem quer substituir o açúcar refinado, já que possui mais vitaminas e minerais do que a versão branca

Estilo de vida

A berinjela é conhecida pelos seus benefícios à saúde, como prevenir o diabetes. A boa notícia é que você pode cultivá-la na sua própria casa!

Estilo de vida

O essencial para evitar o diabetes é educar seu filho a ter uma alimentação saudável; quem já tem a síndrome deve controlar bem o que se come é fundamental

Estilo de vida

Para quem sofre com o glúten, cortá-lo do cardápio é obrigação. E para quem pensa que não, é possível substitui-lo por outros alimentos, até mais saudáveis.

Estilo de vida

A dança é uma opção divertida para quem não sente atração por academia, mas quer deixar o sedentarismo de lado. Veja os benefícios de cada estilo!

Estilo de vida

Além dos tratamentos convencionais para diabetes, existem alguns feitos com ervas, que podem complementar o tratamento. Confira alguns exemplos.

Estilo de vida

Às vezes a única saída é aprender conviver para amenizar os sintomas da doença. Para quem sofre com o diabetes, confiras algumas dicas.