De onde vêm as verrugas e como tratá-las? Saiba mais sobre o assunto!

Você sabia que as verrugas podem ser lesões pré-cancerosas, cancerosas ou virais? Ou seja, são alertas de que seu corpo está com problemas!

None
Quando as verrugas se encontram em partes mais visíveis do corpo, incomodam esteticamente; mas elas podem ser perigosas quando não investigadas. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/07/2017 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tem alguma verruga no seu corpo que te incomoda? Saiba que ela é uma lesão que aparece na pele, causada pelo papiloma vírus humano (ou HPV). “Existem algumas lesões que são chamadas de verrugas, como a verruga seborreica, e não são de origem viral. Mas elas podem ser bastante parecidas”, explica o dermatologista Francisco Macedo Paschoal.  Elas podem aparecer em qualquer parte do corpo, inclusive na região genital. Nesse caso, é sinal de uma DST (Doença Sexualmente Transmissível).

Cuidados e tratamentos

A maioria das pessoas costuma tratar verrugas por preocupação com a estética, principalmente se elas estiverem em partes do corpo que são muito visíveis. No entanto, o médico ressalta que se deve prestar atenção ao aparecimento das lesões pelo bem da saúde, já que são um sinal de doença. “Algumas formas de câncer de pele e de lesões pré-cancerosas podem ser confundidas com uma verruga: podem se tratar de uma lesão de pele que se parece com ela mas, na verdade, não é”, pontua.

verruga

Se deseja retirar uma verruga, consulte seu dermatologista para saber se é o melhor a ser feito. FOTO: Shutterstock

Retirando as verrugas

Para isso, o primeiro passo é consultar um dermatologista, que irá verificar qual a causa e a melhor forma de tratá-las. “As verrugas podem ser lesões pré-cancerosas, cancerosas ou virais: é um alerta de que seu corpo está com problemas!”, frisa o dermatologista. O tratamento incorreto pode causar muita dor, inflamações, sangramentos, irritações e cicatrizes definitivas, além de dificultar os procedimentos corretos de cura. Há várias maneiras para tirar verrugas; algumas são feitas no consultório médico, como a crioterapia, eletrocoagulação e quimiocauterização. O tratamento em casa pode ser feito somente com a autorização de um médico, com a aplicação de substâncias cáusticas indicadas por ele.

Dá para prevenir?

Para as que podem aparecer na região genital, é indispensável o uso de preservativo durante as relações sexuais. Já para evitar as que aparecem no resto do corpo, a dica é ficar longe das lesões, pois a contaminação se dá pelo contato direto com elas. É responsabilidade da pessoa contaminada procurar um médico para tratar a verruga e evitar a contaminação de outras pessoas. “Todo tratamento para verruga que o paciente realiza em casa deve receber primeiro orientação médica de como realizá-lo”, orienta o dermatologista. Esse vírus também é responsável pelo câncer de colo de útero. Mas, como o que causa essa doença não contamina a pele, são tipos diferentes do HPV.

Consultoria:  Francisco Macedo Paschoal, dermatologista

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.