Verdadeiro ou falso? Tire suas dúvidas sobre alimentação saudável!

Descubra os mitos e as verdades da alimentação saudável! Nutricionistas revelam se mitos comuns são verdadeiro ou falso! Fique por dentro!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/12/2016 às 12:57
Atualizado às 12:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

São tantas indicações de consumo para trazer mais qualidade nas refeições que fica difícil saber em quais acreditar. Por isso, os nutricionistas Rogério Oliveira, Renata Miranda e Brigitte Olichon, responderam 5 dúvidas mais comuns sobre alimentação. Confira!

acucar-saudavel-verdadeiro-falso

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Adoçante é mais saudável que açúcar?

Depende. “O açúcar refinado seria a pior opção se comparada as outras. Porém, o aspartame também é um péssimo adoçante. As melhores opções são: açúcar de coco e os adoçantes como estévia, xylitol”, explica Rogério.

2. Consumir sucos de caixinha (néctares) no lugar de refrigerantes é mais saudável?

Falso. Ambos trazem malefícios à saúde, por isso a melhor opção é o suco natural. “Os néctares são bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Esse tipo de produto possui cerca de 30% de suco original da fruta”, esclarece Renata.

barra-cereal-saudavel-verdadeiro-falso

Foto: Ivan Majtan/Glow Images/Latinstock

3. Barras de cereais são boas opções para o lanche?

Depende. “Generalizar seria um erro. Barras de cereais confiáveis (sempre confira o rótulo) podem ser uma opção de lanche em momentos de pouco acesso a coisas mais naturais e saudáveis. Mas vale lembrar que, em geral, esse tipo de alimento tem alto teor de açúcares”, explica Brigitte.

4. Cortar totalmente a gordura do cardápio ajuda a emagrecer?

Falso. “Não se pode cortar totalmente a gordura da alimentação de ninguém, porque o organismo precisa deste nutriente para funcionar. Assim, o que conta na verdade é a qualidade da gordura – para emagrecer, diminua as calorias diárias, escolha melhor os nutrientes (inclusive as gorduras) e pratique exercícios físicos”, indica Brigitte.

ovo-saudavel-verdadeiro-falso

Foto: iStock.com/Getty Images

5. Ovo aumenta o colesterol?

Falso. “O colesterol natural dos alimentos não são vilões. A baixa ingestão de colesterol na alimentação prejudica o perfil lipídico do indivíduo e ainda desfavorece a produção hormonal”, explica Rogério.

Texto: Bárbara Gatti/colaboradora

Consultoria: Brigitte Olichon, Renata Miranda e Rogério Oliveira, nutricionistas

LEIA MAIS