ESTILO DE VIDA

5 dicas para vencer o cansaço e relaxar a mente

O cansaço mental e o físico atrapalham o dia a dia. Contudo, existem medidas simples que combatem esses problemas.

None
iStock e Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 19:19
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Chega ao final do dia e você já não tem mais energia para realizar suas atividades, mesmo aquelas que não exigem tanto esforço? Você acorda cansado cada vez mais vezes na semana? É comum sentir dor de cabeça e esgotamento mental? Então, é bem provável que você esteja exausto e precisando encontrar maneiras de descansar o corpo e a mente. Para facilitar essa missão, listamos uma série de medidas simples e eficazes para afastar o cansaço e deixar sua rotina mais prazerosa. Que tal conferir?

O cansaço pode ser tanto mental quanto físico

FOTO: Shutterstock Images

Afaste o cansaço sem sofrimento

  • Respeite os seus limites e diminua a carga de tarefas: se você acredita que é possível “abraçar o mundo”, saiba que o desgaste para realizar esse feito será enorme e as chances de você ter sucesso são pequenas. Dessa forma, faça uma lista com as atividades que tem que realizar no dia e outra com aquelas que gostaria de realizar – esse detalhe é muito importante para evitar o estresse e o cansaço físico. Depois disso, tenha em mente a sua realidade e defina metas, assim, você vai conseguir fazer muitas coisas sem abrir mão de sua saúde e vida pessoal.

Saiba mais:

Natação e hidroginástica ajudam a dormir melhor

Sofre com a insônia? Descubra os benefícios dos exercícios físicos

Descubra como prevenir a anemia

  • Lide com os problemas: empregos que exigem muito e conflitos no espaço de trabalho podem causar fadiga. Tente lidar com esses contratempos com calma e um de cada vez. Uma boa forma de começar é conversar com alguém do departamento de recursos humanos para lhe ajudar, por exemplo.

  • Mantenha a mente saudável: o estresse usa muita de sua energia. Tente introduzir atividades relaxantes ao seu dia. “Como exemplos temos a prática de yoga, meditação, trabalhos manuais ou qualquer atividade que traga a sensação de relaxamento e alivie o estresse diário”, sugere a endocrinologista Lorena Guimarães Lima.

  • Coma regularmente: longos períodos de jejum devem ser evitados, já que eles permitem que o nível de açúcar no sangue diminua. Mas o ideal é não comer demais – em vez de três refeições caprichadas, tente comer seis vezes ao dia, em quantidades menores.

  • Medite: “Na meditação e no silêncio proposital, deixam-se passar os pensamentos preocupantes. É importante que a pessoa se permita momentos de estado de ócio feliz e despreocupado”, afirma o psicoterapeuta Robby Ares.

Consultoria Lorena Guimarães Lima, endocrinologista; Robby Ares, psicoterapeuta