Estilo de vida

Vegetarianismo: entenda mais sobre a alimentação adotada pela Maria do BBB22

Tem dúvidas sobre o vegetarianismo e outros regimes alimentares que excluem produtos de origem animal? A gente te ajuda!

Maria, do BBB22, é adepta do vegetarianismo - Crédito: Instagram/@eumaria e Shutterstock

Nos últimos tempos, cada vez mais pessoas têm adotado ou se interessado por dietas sem carne ou outros alimentos que vêm de animais, como o vegetarianismo, o veganismo e suas variações. E, considerando que a participante do BBB22 Maria é adepta desse estilo de vida, sendo vegetariana, a quantidade de pessoas interessadas nesses tipos de alimentação pode aumentar ainda mais em breve!

Se você é uma dessas pessoas que recentemente vem pensando em adotar uma dieta sem carne, com certeza deve ter muitas dúvidas sobre o assunto. Mas não se preocupe, esses questionamentos são normais e até importantes para quem está começando um novo regime alimentar! É justamente a partir deles que podemos pensar em qual tipo de alimentação é melhor e como iniciar um novo estilo de vida de forma mais saudável.

Por isso mesmo, separamos e respondemos algumas das principais questões que as pessoas costumam ter sobre o vegetarianismo, o veganismo e outras dietas semelhantes. Confira:

Vegetarianismo e veganismo – qual é a diferença?

Basicamente, o vegetarianismo é a dieta que tira do cardápio qualquer tipo de carne, seja ela vermelha, de frango ou de frutos do mar. Mas sabia que existem algumas variações dentro do que é considerado vegetarianismo?

Isso mesmo! Existe, por exemplo, o vegetarianismo estrito, no qual, além das carnes, também não são consumidos outros alimentos que vêm de animais, como leite, ovos e mel. Há também o ovovegetarianismo, que permite o uso de ovos no cardápio, o lactovegetarianismo, que libera a utilização do leite, e o ovolactovegetarianismo, no qual ambos os produtos podem ser consumidos.

Já o veganismo é mais restrito do que o vegetarianismo, excluindo qualquer alimento que venha dos animais e também outros produtos que tragam prejuízos para eles, como cosméticos que usam exploração animal na sua fabricação ou fazem testes com bichinhos.

Quais os benefícios?

Há estudos que indicam que dietas como o vegetarianismo e o veganismo trazem várias vantagens para a saúde. Entre os benefícios está a diminuição do risco de diabetes e de alguns tipos de câncer, por exemplo. Além disso, a alimentação sem carnes também ajuda a evitar doenças cardíacas.

Mas o mais interessante é que o vegetarianismo e o veganismo não geram apenas benefícios para a sua saúde, mas também para o meio ambiente!

Você sabia que uma dieta de origem vegetal consegue, por exemplo, diminuir as emissões de carbono quase que pela metade? Pois é!

E, como a própria Maria já disse na casa do BBB, não se deve pensar que não adianta deixar de comer carnes se o resto do mundo vai continuar fazendo isso e nada vai mudar. Afinal, se fôssemos ter esse pensamento para tudo poderíamos jogar lixo no chão, por exemplo, já que outras pessoas também fazem isso, né? Nesse sentido, cada um pode sim fazer a sua parte!

Qualquer um pode aderir a esses estilos de vida?

A resposta para essa pergunta é “sim”, porém é preciso tomar certos cuidados! Quando se tira os alimentos de origem animal do cardápio, é preciso substituí-los por outros que possuam os nutrientes necessários para uma vida saudável.

Assim, se você está pensando em adotar qualquer tipo de dieta sem carne, consulte um nutricionista! Ele vai poder te indicar um cardápio saudável e adequado para as suas necessidades.

Além disso, em alguns casos, pode ser indicado ingerir também suplementos de vitaminas e nutrientes difíceis de encontrar em alimentos de origem vegetal.

Parece muito difícil para você simplesmente largar todas as carnes de uma hora para a outra? Não se preocupe! Também é possível criar um cardápio no qual os produtos de origem animal sejam retirados aos poucos.

Uma opção é começar com o pescetarianismo, que exclui apenas as carnes vermelhas e de frango, mantendo os frutos do mar nas refeições. Assim fica um pouco mais fácil, né?

Prato com peixes - pescetarianismo
Dieta com frutos do mar e produtos de origem vegetal pode ser opção para começar - Shutterstock

Como ter uma alimentação balanceada e gostosa sem carne?

Como já mencionado, é sempre necessário consultar um nutricionista sobre o assunto. Porém, há também outras formas de aprender mais sobre receitas balanceadas e deliciosas para adotar ao entrar em uma dieta de base vegetal.

Uma dica nossa é o curso do Guia da Cozinha de Introdução à Culinária Vegana com o Chef Rodrigo Trovarelli. Nele, serão ensinadas várias receitas veganas incríveis para quem quer começar nesse estilo de vida.

Se interessou? Você pode saber mais sobre o curso aqui.

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência