ESTILO DE VIDA

Vegetais podem deixar o cérebro mais jovem

Os vegetais são capazes de proteger a saúde por serem fonte de inúmeros nutrientes. Além disso, eles contribuem para rejuvenescer o cérebro.

None
FOTO: Erwin Wodicka, Glow Images e Latinstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/08/2016 às 19:25
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Que os vegetais fazem bem à saúde não é novidade, no entanto, eles também podem beneficiar o cérebro. Uma pesquisa realizada na Universidade de Rush (em Chicago, nos Estados Unidos) avaliou anualmente a dieta e a capacidade mental de 95 pessoas idosas em um período de dois a 10 anos.

Os participantes, que tinham uma idade média de 81 anos, participaram de 19 testes para avaliar a sua função mental. Usando uma lista de 144 itens, também tiveram que identificar quais alimentos e bebidas tinham mais destaque em sua dieta. Os que comiam vegetais de folhas verdes, como espinafre e couve, uma ou duas vezes por dia, tiveram declínio cognitivo significativamente menor do que aqueles que não comiam tantos vegetais.

Vegetais protegem a saúde e ajudam a rejuvenescer o cérebro

FOTO: iStock e Getty Images

Vegetais para ter sem às mãos

Cenoura: ela é ideal para ser adicionada a várias preparações, justamente por conter vitaminas, minerais, fibras e ser fonte de poucas calorias. Além disso, melhora o estado da pele, previne rugas e acne, ajuda a manter a pigmentação natural, entre outros benefícios.

Agrião: “Tem bons índices de sais minerais como iodo, enxofre, fósforo e ferro, substâncias importantes para o bom funcionamento da glândula tireoide, formação de ossos e de dentes, evitar a fadiga mental e favorecer a produção de glóbulos vermelhos no sangue”, lista a nutricionista Luana Vasconcelos.

SAIBA MAIS:

Aprenda a higienizar frutas e legumes

Conheça 8 benefícios dos legumes e melhore sua saúde

Por que legumes e verduras não podem faltar na dieta?

Batata: “Ela possui alta concentração de vitamina B6, a qual desempenha diferentes funções no nosso sistema nervoso. Ela também é importante fonte de amido, que ajuda em nossa energia e resistência, sendo um alimento ideal para praticantes de exercício físico”, conta Luana.

Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista