Varizes: confira algumas informações importantes sobre o tema!

As varizes são um grande incômodo para as mulheres. É um problema emocional, funcional e estético. Entenda mais sobre suas causas e tratamentos!

None
Foto Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/11/2016 às 13:49
Atualizado às 11:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As varizes são um problema físico, funcional e estético que afetam cerca de metade das mulheres e 1/3 dos homens. Saiba mais sobre esse problema, que muitas vezes afeta a autoestima feminina!

varizes

Foto Istock.com/Getty images

Causas

Os fatores genéticos são a causa inicial do problema. A obesidade, o tabagismo, ficar horas em pé ou sentado e levantamento e transporte de objetos pesados favorecem as varizes.

Exercício prejudica?

O movimento ajuda a prevenir as varizes, mas nem todos os execícios são adequados. São indesejáveis os que são feitos com levantamento de pesos ou que sujeitem a maior risco de contato físico traumático.

perna de uma mulher com varizes

Foto Istock.com/Getty images

Cirurgia: um risco?

As operações de varizes não se caracterizam por um nível de risco superior a qualquer outra cirurgia. São realizadas após o estudo do estado do doente, para ver se existe a possibilidade de alguma patologia que mostre um risco superior às vantagens de realizar o tratamento.

Leia também:

Como prevenir?

O ideal é emagrecer, não tomar anticoncepcionais, fazer exercícios, não expôr-se ao sol por muito tempo, não ficar muito próxima de lareiras ou aquecedores. Alternar as pernas em água fria e quente por 5 minutos faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e dilatem, melhorando a circulação sanguínea.

A alimentação correta

Prefira peixes, produtos lácteos magros e evite a manteiga. Alimente-se com cozidos, grelhados e assados. Evite os refugados, fritos, assados com gorduras e legumes e verduras ricos em vitamina K, como a alface, pois esta vitamina pode coagular o sangue.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.