Connect with us

O que você está procurando?

Com o passar do tempo e a influencia de fatores como sobrepeso, ficar muito tempo sentado ou em pé e uso desmedido de salto alto, pequenas veias saltadas podem começar a aparecer nas pernas. Confira a ligação entre varizes e menopausa
- Varizes e menopausa: saiba como prevenir-se! FOTO: iStock.com/Getty Images

Varizes e menopausa: você conhece a relação entre as duas?

Com o passar do tempo e a influencia de fatores como sobrepeso, ficar muito tempo sentado ou em pé e uso desmedido de salto alto, pequenas veias saltadas podem começar a aparecer nas pernas. Confira a ligação entre varizes e menopausa

Quando a menstruação desaparece, ocorrem muitas mudanças hormonais e isso pode levar ao surgimento daquelas veias saltadas incomodas nas pernas. Evitar o sedentarismo e ficar muito tempo sentada são duas coisas que devem ser evitadas por quem não deseja passar por isso. Outra dica é praticar exercícios, pois eles contribuem para evitá-las e também na prevenção da osteoporose. Confira nas próximas linhas a relação existente entre varizes e menopausa e aprenda a prevenir-se!

O ganho de peso é outro fator que acontece nessa fase provocando aumento de gordura e perda da massa muscular. Além disso, muitas mulheres fazem reposição hormonal, o que às vezes pode ser contra indicado quando já existe histórico de varizes, pois essa prática pode agravar o problema.

As varizes não são só uma questão estética, a doença precisa ser tratada, já que as veias dilatadas podem estar associadas a complicações mais graves como processos inflamatórios na pele, linfangite e erisipela, feridas como úlceras varicosas, eczema, flebite e até ter relação com a trombose.

Estar acima do peso é um dos principais fatores que influenciam no surgimento das varizes. FOTO: iStock.com/Getty Images

Estar acima do peso é um dos principais fatores que influenciam no surgimento das varizes. FOTO: iStock.com/Getty Images

O que devemos evitar é o sobrepeso, a pressão alta, vestir roupas muito apertadas, o sedentarismo e permanecer muito tempo sentado e/ou em pé. Além disso, a gravidez, a menopausa, o uso de anticonceptivos ou hormônios e os fatores hereditários são as outras principais causas do problema.

Os tratamentos venosos podem ser clínicos, através da escleroterapia ou cirúrgicos. Os tratamentos clínicos consistem em aplicar nas veias uma substância química, o laser ou ambos, de forma a produzir a secagem das veias com problemas. Já os tratamentos cirúrgicos consistem na cirurgia tradicional, quando as veias danificadas são extraídas do paciente, ou na cirurgia a laser (o laser endovenoso), que envolve menos dor e uma recuperação mais rápida.

Vale lembrar que não só as mulheres podem ter varizes. Os homens também podem desenvolver o problema e geralmente procuram o médico mais tarde para o início do tratamento. “Logo, se você sentir sensação de peso, cansaço e inchaço nas pernas, procure um angiologista para um diagnóstico. Podem ser ou não sinas físicos de doenças venosas”, aconselha o angiologista Ricardo Brizzi.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ricardo Brizzi, angiologista e cirurgião vascular

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Pequenas mudanças a sua rotina ou até mesmo no seu quarto podem transformar seu sono em um momento revigorante. Saiba como com as dicas a seguir!

Estilo de vida

Além de trazerem mais sabor para suas saladas, eles combatem o mau colesterol (LDL). Conheça todos os benefícios dos óleos saudáveis e invista neles para melhorar sua saúde!

Estilo de vida

Uma das formas mais fáceis de favorecer a digestão é apostar na ingestão de fibras e, para isso, invista no poder das vitaminas naturais! Saiba como deixar a digestão em ordem com essas receitas!

Estilo de vida

As sementes são ótimas para introduzir na alimentação e turbinar o prato e a saúde. Conheça os benefícios das sementes e saiba como adicioná-las à sua rotina!

Estilo de vida

O parto humanizado ou humanização do parto é um processo que ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres. Entenda mais sobre o método e saiba quais são seus benefícios!

Estilo de vida

A síndrome de Down é uma condição genética caracterizada pela presença de três cromossomos 21 nas células. Tal fator causa algumas alterações físicas e de comportamento nas pessoas que desenvolvem o quadro. Mas, mesmo com a medicina avançada no assunto, existem mitos sobre a síndrome de Down. Confira alguns neste post!

Estilo de vida

Existem vários tipos de cogumelos, desde os venenosos até os comestíveis. Conheça alguns cogumelos que podem ser consumidos e saiba como diferenciá-los!

Estilo de vida

Psicóloga alerta que o excesso de autocobrança pode resultar em cansaço, insônia, e outros problemas! O cuidado com a saúde, mental e física, nos dias atuais é fundamental, principalmente em relação as mulheres.