Você conhece as vantagens do figo? Confira aqui e aproveite!

As vantagens do figo não são muito conhecidas nas meses brasileiras, poucos sabem como o alimento pode ajudar no emagrecimento e no controle da glicemia

None
Conheça algumas das vantagens do figo para sua saúde. FOTO: iStock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/01/2018 às 17:00
Atualizado às 12:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Imagine que, em um único alimento, você possa encontrar sabor, muitos nutrientes e uma versatilidade incrível, que permite a sua inserção nos mais variados pratos. Conseguiu? Pois com o figo, essa realidade é completamente possível! O alimento oferece uma lista completa de benefícios: faz bem, traz um toque todo especial tanto para pratos doces quanto salgados e é extremamente rico em sabor. Nas próximas linhas vocês poderá conferir as vantagens do figo na sua alimentação diária graças às diversas maravilhas oferecidas por ele ao organismo. Vem ver!

Afasta o câncer

Por ser fonte natural de antioxidantes, a fruta combate os radicais livres (agentes nocivos que são liberados no processo de respiração celular). “Os antioxidantes são obtidos através dos alimentos e consistem em vitaminas, minerais e fitonutrientes ou fitoquímicos, como os carotenoides e bioflavonoides. São eles que protegem o nosso corpo da oxidação ocasionada pelos radicais livres”, salienta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. Com essa atividade, vários tipos de câncer podem ser evitados, além do que, a presença de flavonpides também colabora para inibir o aparecimento de células cancerígenas.

A fruta também colabora no controle da glicemia. FOTO: iStock.com/Getty.Images

A fruta também colabora no controle da glicemia. FOTO: iStock.com/Getty.Images

Multifuncional

Por conter pectina (uma benéfica fibra solúvel), ele é muito eficaz no combate ao mau colesterol (LDL). “É importante saber que quem tem colesterol alto não tem sintomas e, por isso, muitas pessoas podem ter e não sabem. Então, é fundamental que todos realizem pelo menos uma vez ao ano um exame de sangue”, alerta a cardiologista Isa Bragança. Além do mais, os ácidos graxos essenciais contidos no fruto também limpam as artérias e, de quebra, auxiliam a turbinar a memória e ativar a concentração.

Ajuda a emagrecer

Você acha que as vantagens do figo pararam por aí? Lógico que não! Que tal regular o intestino com o auxílio da fruta? As fibras solúveis contidas nele dão um chega pra lá na constipação intestinal, colaborando para o fim dos incômodos inchaços. “Elas também ajudam a emagrecer, já que têm o poder de formar um gel que fica mais tempo no estômago, dando sensação de maior saciedade”, finaliza a nutricionista Elaine Padua.

Texto: Paula Santana | Consultoria: Elaine Padua, nutricionista; Isa Bragança, cardiologista; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

LEIA TAMBÉM: