ESTILO DE VIDA

Confira as vantagens de fazer caminhadas regularmente

Caminhadas são grandes aliadas do emagrecimento e do bem-estar. E tem mais: podem ser o primeiro passo para uma vida mais saudável e ativa!

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/08/2016 às 18:55
Atualizado às 11:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Liberar endorfina e promover sensação de bem-estar são algumas das características das caminhadas. Dessa forma o estresse diminuie a oxigenação do cérebro aumenta. “Como a caminhada diminui os níveis de colesterol e regula a pressão arterial, o risco de um indivíduo que pratica o exercício sofrer um AVC (acidente vascular cerebral) é bem menor do que de uma pessoa sedentária”, comenta Nikolas Chaves Nascimento, personal trainer de Belo Horizonte (MG).

Confira os benefícios das caminhadas para o corpo

Foto: Shutterstock.com

Mais saúde!

O aumento do colesterol ruim pode ser evitado, e até combatido, com uma alimentação equilibrada (que inclua verduras, frutas, legumes e fibras) e leves caminhadas diárias. Na verdade, a contribuição do exercício éelevar as taxas do bom colesterol, mantendo a saúde do organismo.

VEJA TAMBÉM

Exercícios físicos previnem a osteoporose 

Memória e atividade física são grandes aliadas. Veja por quê

Conheça os benefícios da atividade física para a mente

Resistência

A cada passo, a caminhada garante mais resistência aos músculos trabalhados. “Esse estímulo, embora sutil, é bastante importante para pessoas sedentárias, pois trata-se do primeiro passo para um estilo de vida mais saudável e ativo”, explica Carlos Klein, personal trainer de São Paulo.

Pouco impacto

Quem sofre com problemas nas articulações deve procurar um médico antes de dar início às caminhadas. Apesar de ser uma atividade simples, de baixo impacto e livre de estresse para o corpo, pode causar complicações quando mal executada. “Se o praticante tiver algum tipo de lesão na articulação do joelho, por exemplo, deve evitar terrenos com inclinação”, alerta Klein.

Amiga do coração

A prática regular do exercício favorece o sistema cardiovascular, deixando-o mais resistente e fortalecido, o que diminui o risco de doenças cardíacas como infarto, angina, aneurisma da aorta, arritmias, insuficiência, entre outras.

Inspire, expire!

Caminhadas também trazem melhorias para a respiração, uma vez que promovem adaptações na musculatura respiratória, melhorando o movimento de inspirar e expirar.

Aliada da dieta

Para que a atividade potencialize a perda de peso e a redução de gorduras é preciso aliá- la a um programa alimentar de baixa caloria. Consulte um nutricionista e peça um cardápio balanceado para a sua necessidade.

Texto: Jacque Lopes e Júlia Prado| Consultoria: Carlos Klein, personal trainer de São Paulo; Fabiana Gonçalves, personal trainer de Belo Horizonte (MG); Nikolas Chaves Nascimento, personal trainer de Belo Horizonte (MG)