Saiba tudo sobre Valparaíso e Viña del Mar

Separe o quarto dia no Chile para se deliciar com todo o charme de Viña Del Mar e com o colorido de Valparaíso, que ficam há poucos minutos de Santiago

por Wanessa Bighetti
Publicado em 15/07/2016 às 09:19
Atualizado às 14:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para dar tempo de conhecer Valparaíso e Viña Del Mar no mesmo dia é preciso pular da cama bem cedo. O trecho que liga Santiago às duas cidades tem cerca de 140 km e pode ser feito de ônibus, de carro ou de van por meio de pacotes contratados em agências de turismo.

O mais indicado é parar em Viña Del Mar primeiro. A cidade, banhada pelo gelado Oceano Pacífico, conquista o visitante à primeira vista. Conhecida também como Cidade Jardim, Viña tem ruas decoradas com flores, parques movimentados e belos castelos e palácios, construídos no início do século passado. A charmosa combinação dá ao visitante a impressão de estar em uma típica cidade cenográfica, dessas que enchem os olhos em filmes românticos.

Viña Del Mar é banhada pelo belo Oceano Pacífico

Shutterstock Images

Para o turista que planeja se banhar no Oceano Pacífico, deve levar na mala muita coragem e determinação. A água é supergelada, chegando à temperatura máxima de 12 graus Celsius. Aproveite a manhã na cidade para curtir a praia, conhecer o famoso relógio de flores e visitar a única estátua Moai que está fora da Ilha de Páscoa. Depois do almoço, siga para Valparaíso.

Estátua Moai na frente do Museu Fonck em Vina Del Mar, Chile

Marcel Bighetti/Colaborador

Apesar de serem coladas uma na outra, Valparaíso e Viña Del Mar têm características bastante diferentes. Se as principais marcas da Cidade Jardim são suas flores e charme, sua vizinha chama a atenção pelas cores.

Durante o passeio pelas ruas de Valparaíso é possível notar a aparente ‘desordem’ arquitetônica. É que por lá não há regras que regulamentem a construção de casas. A típica divisão social de bairros também não existe. Sendo assim, é possível apreciar casas mais sofisticadas lado a lado com moradias simples, muitas vezes de madeira. A forma como as casas são dispostas, em cima de grandes morros, também surpreende. O visitante que não está acostumado certamente terá a impressão de que tudo pode ir morro abaixo durante a primeira chuva mais forte.

Durante a visita, aprecie esse aparente caos, colorido por cores vivas e fortes. Aproveite também para visitar os leões marinhos que ficam no Oceano Pacífico e conhecer o porto de Valparaíso.

Valparaiso Chile

Shutterstock Images

Para voltar para Santiago com a missão cumprida, passe pela casa do poeta Pablo Neruda, a La Sebastiana. Por lá é possível visitar um museu que guarda objetos e móveis do poeta chileno.

La Sebastiana, casa de Pablo Neruda, atrai turistas em Valparaíso

Marcel Bighetti/Colaborador

Veja também:

Férias de inverno: roteiro de 5 dias para curtir o Chile

O que fazer no Centro de Santiago?

Lugares que você precisa visitar em Santiago

Conheça o Valle Nevado: a estação de esqui ao lado de Santiago

Conheça melhores vinícolas perto de Santiago

E mais:

Conheça os melhores lugares para se hospedar em Santiago

Gastronomia em Santiago: veja onde comer na capital chilena

Compras em Santiago: outlets para voltar com as malas cheias

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.