Connect with us

O que você está procurando?

A vacina contra H1N1 gera algumas dúvidas nas mães que querem proteger os pequenos. Veja as respostas para as principais e cuide do seu filho!
- A vacina contra H1N1 é muito importante para a imunização das crianças | Foto: Shutterstock

Vacina contra H1N1 para as crianças: tire suas dúvidas sobre o assunto

A vacina contra H1N1 gera algumas dúvidas nas mães que querem proteger os pequenos. Veja as respostas para as principais e cuide do seu filho!

Em boa parte do país já estão sendo registrados casos da gripe transmitida pelo vírus H1N1 ou Influenza A (gripe suína), que geralmente aparece nos meses mais frios do ano, como maio, junho e julho. Moises Chencinski, pediatra e homeopata, esclarece as dúvidas mais comuns sobre a vacina contra H1N1 para as crianças.

Quem pode tomar?

A vacina contra H1N1 gratuita é destinada a crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, idosos, indígenas e pessoas com que podem adquirir a doença com mais facilidade. Profissionais da saúde, detentos e profissionais do sistema prisional também devem receber a vacina contra H1N1. Os demais podem adquirar a vacina em clínicas particulares.

A vacina protege contra resfriados também?

“Não. Há uma grande variedade de vírus que podem causar sintomas semelhantes, como tosse, febre, dores, e, infelizmente, a vacinação não pode proteger contra todos eles. Mas nós sabemos que ela é eficaz contra os vírus que causam um número significativo de doenças durante o período de inverno, como Influenza A e B”, diz Chencinski.

Existem efeitos colaterais associados com a vacina?

“Dor no local da picada, febre e indisposição podem ser efeitos dessa vacina, assim como em muitas outras aplicadas nos calendários públicos e da Sociedade Brasileira de pediatria (SBP). Mas ela não causa gripe, por ser fabricada com partes do vírus morto, sendo que até as gestantes podem e devem tomar essa vacina”, esclarece o homeopata.

Três seringas hipodérmicas

Ao contrário do que se acredita, as vacinas não causam a gripe | Foto: Shutterstock

A vacinação pode suprimir o sistema imunológico das crianças?

“As crianças estão expostas a centenas de milhares de bactérias e vírus todos os dias, por isso os seus sistemas imunológicos podem lidar com a vacinação contra a gripe com tranquilidade. Dar a vacina contra H1N1 não terá um efeito adverso sobre o sistema imunológico. A formação do sistema imunológico das crianças se completa apenas entre dois e três anos de idade”, explica o pediatra.

 A vacina contra H1N1 é segura?

“Sim. Apesar dos boatos de que a vacina contra H1N1 provocaria a doença, isso é um mito, já que ela é feita apenas com partículas virais, depois que o vírus foi morto e fragmentado. Não há nada vivo dentro da vacina que seja capaz de se multiplicar e levar à gripe. Por isso, como comentei, até as grávidas podem receber a imunização com segurança”, informa Chencinski.

Se meu filho tomou a vacina no ano passado, ele está protegido?

“Não. Isso porque a imunização da vacina contra H1N1 está garantida apenas por um período de 6 a 8 meses. Por essa razão é necessário receber a dose todos os anos. Estudos mostram que quem já toma a vacina da gripe regularmente, há alguns anos, tem uma proteção melhor do que aquelas pessoas que estão começando a ser vacinadas agora. Mas isso não descarta a necessidade de tomá-la anualmente”, finaliza o pediatra.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Você é uma mãe moderna, daquelas que trabalha o dia todo? Saiba como se livrar da culpa e ser feliz ao lado de sua família!

Estilo de vida

Seus filhos usam umas palavras que você nunca ouviu antes? Elas são as gírias adolescentes, muito comuns entre os jovens. Saiba como se comunicar com eles!

Estilo de vida

Consultora de moda do Hoje Vou Assim, Cris Guerra dá dicas exclusivas sobre as melhores roupas para o outono inverno: confira!

Estilo de vida

As gaiolas precisam de cuidados para garantir a saúde e o bem-estar dos pássaros. Veja aqui dicas de como escolher e cuidar do lar do seu pet!

Estilo de vida

A apresentadora está à frente do programa Mais Você há mais de 15 anos. Confira a exclusiva com Ana Maria Braga sobre sua vida profissional e pessoal!

Estilo de vida

Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Assim, selecionamos algumas dicas para ajudar você a tomar cuidado com as ações rotineiras e com os palavrões

Moda & Beleza

"Livrar-se das químicas que agridem o cabelo crespo, aceitar sua identidade e se reconhecer como crespa são os primeiros passos", afirma especialista

Estilo de vida

É muito importante que o bebê se sinta amado e querido pelos pais. Saiba como criar um vínculo entre mãe e filho antes mesmo de ele nascer!