Positivismo gera mais flexibilidade ao lidar com problemas

Uma vida baseada no positivismo significa também ter uma maior flexibilidade para lidar com os problemas do dia a dia. Veja as vantagens desse pensamento

None
FOTO; Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/09/2016 às 19:19
Atualizado às 08:22

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para a maioria dos defensores da maneira otimista de levar a vida, a principal ação que favorece os bons acontecimentos é a flexibilidade em encarar os acontecimentos cotidianos. “Quando a mente se torna flexível para lidar com a frustração, o recomeço sempre será um caminho”, destaca a psicopedagoga Edith Rubinstein. “Uma pessoa que tem a mente positiva, que acredita em possíveis mudanças, tem mais flexibilidade para suportar a frustração. Tem esperança, persistência e age para encontrar maneiras de alcançar a satisfação desejada. Pessoas que exercem o positivismo são mais leves porque lidam melhor com os conflitos”, completa.

Essa maneira de encarar os problemas pode, inclusive, ajudar a vencer doenças. “A pessoa positiva enfrenta a doença com todas as forças sempre se mantendo para cima, não deixando se abalar. O seu lado emocional realmente pode interferir na doença física”, afirma a profissional.

mulher-alegre-computador-positivismo

FOTO; Shutterstock Images

Encarando os problemas de forma flexível e otimista, consegue-se uma vida com mais fluidez. “Isso pode tornar a vida mais leve. O poder da mente pode ajudar aquela pessoa que não desiste, mesmo sem o sucesso, com paciência e maturidade a acolher a sua frustração dando um novo significado e recomeçar com mais força”, explica Edith.

Exercite o positivismo

Mas será que é tão fácil, simplesmente, encarar os acontecimentos de forma positiva do dia para a noite e começar a fazer o universo mover a seu favor? Nem tanto. É preciso exercitar diariamente e constantemente, até que se esteja mais flexível.

O segredo, além do positivismo, é também não desistir nunca de ver o lado bom das coisas. “A ação é diante de um desafio que visto de forma positiva pode ampliar a forma da análise dos seus objetivos. Por exemplo: a pessoa positiva diante de uma frustração vai ter flexibilidade e analisar o que está impedindo-a de alcançar suas metas e o que fazer para superar. A pessoa positiva tem mais recursos e também utiliza a criatividade para encontrar caminhos”, explica Edith.

Uma forma prática de se alcançar o pensamento positivo é por meio da meditação. Os momentos em silêncio voltados para o próprio interior ajudam a mentalizar algo em específico focando no otimismo, além de colaborar para o relaxamento e a respiração correta, fatores que ajudam – e muito – a ver as coisas de maneira mais clara e positiva.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Edith Rubinstein, psicopedagoga

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.