Connect with us

O que você está procurando?

No coração da Itália, Úmbria é uma região em que o lado místico integra-se totalmente ao humano, em harmonia com a exuberância da natureza.
- Foto: Pixabay/valtercirillo

No coração da Itália, Úmbria demonstra a harmonia entre o homem e a natureza

No coração da Itália, Úmbria é uma região em que o lado místico integra-se totalmente ao humano, em harmonia com a exuberância da natureza.

No coração da Itália, a Úmbria é uma região que oferece várias opções de roteiros turísticos: cultural, místico, arqueológico, enogastronômico, de aventura ou zen. E as muitas combinações possíveis entre todas essas modalidades fazem desse pedaço encantador da Itália um dos destinos mais procurados da Europa.

A principal cidade da Úmbria é Perúgia, um tesouro histórico-cultural e verdadeiro museu a céu aberto. As marcas dos diversos povos que a dominaram ao longo de mais de dois mil anos de história estão presentes por toda a parte. Outro aspecto marcante são as dezenas de templos religiosos. Há igrejas, oratórios e conventos — a maioria datados da Idade Média — por onde quer que se ande em Perúgia.

O tour pela cidade começa obrigatoriamente pela Piazza IV Novembre, situada no alto de uma colina em que a Cattedrale di San Lorenzo, cuja construção foi iniciada por volta de 1345, divide as atenções com a Fontana Maggiore, uma magnífica obra esculpida em mármore e bronze. O museu instalado no interior da catedral expõe tesouros seculares e obras de arte sacra. E você ainda não terá nem saído da primeira etapa do passeio! Por isso, se puder, não hesite em reservar um dia a mais em Perúgia. Não se arrependerá. Como acontece no restante do país, a rede hoteleira é bem estruturada e oferece opções para todos os bolsos

Foto do lago Trasimeno, em Perúgia, Úmbria.

O lago Trasimeno empresta ainda mais beleza à região de Perúgia, na úmbria. Foto: Wikimedia Commons

CAMINHOS DA PAZ

Conhecer as terras em que São Francisco pregou e passou a maior parte de sua vida é uma emoção única para os católicos. A história do santo, que tinha como mensagem principal a harmonia total entre homem e natureza, contribui para ampliar a aura mística da pequena Assis, onde, não por acaso, as atrações turísticas giram em torno de temas religiosos. A cidade fica a apenas 27 quilômetros de Perúgia, por isso, o acesso é fácil e rápido, seja de trem, ônibus ou qualquer outro meio de transporte.

Para entrar em sintonia direta com São Francisco, uma visita à Basilica di Santa Maria Degli Angeli é o primeiro passo. A monumental obra foi erguida no mesmo local de uma antiga igreja reconstruída pelo santo, conhecida como Porziuncola. O que impressiona é que a antiga capela foi preservada e fi ca dentro do salão principal do grande templo. No complexo da basílica funciona ainda o Museo della Porziuncola,
com obras sobre a vida de São Francisco e Santa Clara.

Fotografia da fachada da Basilica di San Francesco, na cidade de Assisi, Úmbria.

Basilica di San Francesco, na cidade de Assisi, Úmbria. Foto: Wikimedia Commons

O roteiro “franciscano” deve incluir ainda a Basilica di San Francesco, que além de contar com um museu, fica dentro da área do Sacro Convento, onde está o sepulcro do santo. A basílica tem afrescos de Giotto, o gênio que introduziu a perspectiva na pintura. Vale a pena reservar uma tarde para essa visita.

Mas a Úmbria não é apenas para místicos, a natureza ali também é generosa com lagos, como o Trasimeno, a poucos quilômetros de Perúgia, que tem às suas margens a bela Castiglione del Lago, considerada uma das cidades mais bonitas da Itália. Um pouco mais afastada da capital Perúgia, já quase na região de Abruzzo, a Cascata Delle Marmore, com seus quase 80 metros de altura, proporciona um visual incomum. Aliás, as águas na Úmbria são um atrativo à parte, seja para práticas radicais como rafting ou mais tranquilas como a pesca esportiva. Depois de uma visita a essa região, ficará mais fácil entender as inspirações de São Francisco.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

De grande valor histórico, Estremadura e Ribatejo têm belíssimas igrejas da Idade Média, castelos e palácios imponentes e belezas naturais fantásticas.

Estilo de vida

Mendoza é a terra do sol e do vinho é também um convite à aventura, além de oferecer sabores e paisagens de tirar o fôlego.

Estilo de vida

Marco da arquitetura carioca, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro reúne mais de 11 mil obras de artistas renomados de todo o mundo.

Estilo de vida

A cinelândia e o marco da cultura de um Rio de Janeiro que se urbanizava em meados do século XX. Hoje, guarda o charme e a elegância de sua arquitetura.

Estilo de vida

Se engana quem pensa que a neve e o frio são os únicos climas a se descobrir na Europa. O verão europeu conquista os turistas com suas praias paradisíacas.

Estilo de vida

Antiga e moderna, liberal e conservadora, um dos mais importantes centros econômicos e culturais do mundo. São muitas as formas de definir Amsterdã.

Estilo de vida

Barcelona é a segunda maior cidade da Espanha e seu mais importante centro turístico. Confira as atrações imperdíveis da capital da região catalã.

Estilo de vida

As escalas em outros países são comuns durante viagens aos Estados Unidos. Confira aqui algumas opções do que conhecer durante essas paradas.