No coração da Itália, Úmbria demonstra a harmonia entre o homem e a natureza

No coração da Itália, Úmbria é uma região em que o lado místico integra-se totalmente ao humano, em harmonia com a exuberância da natureza.

None
Foto: Pixabay/valtercirillo

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/10/2017 às 08:46
Atualizado às 14:15

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No coração da Itália, a Úmbria é uma região que oferece várias opções de roteiros turísticos: cultural, místico, arqueológico, enogastronômico, de aventura ou zen. E as muitas combinações possíveis entre todas essas modalidades fazem desse pedaço encantador da Itália um dos destinos mais procurados da Europa.

A principal cidade da Úmbria é Perúgia, um tesouro histórico-cultural e verdadeiro museu a céu aberto. As marcas dos diversos povos que a dominaram ao longo de mais de dois mil anos de história estão presentes por toda a parte. Outro aspecto marcante são as dezenas de templos religiosos. Há igrejas, oratórios e conventos — a maioria datados da Idade Média — por onde quer que se ande em Perúgia.

O tour pela cidade começa obrigatoriamente pela Piazza IV Novembre, situada no alto de uma colina em que a Cattedrale di San Lorenzo, cuja construção foi iniciada por volta de 1345, divide as atenções com a Fontana Maggiore, uma magnífica obra esculpida em mármore e bronze. O museu instalado no interior da catedral expõe tesouros seculares e obras de arte sacra. E você ainda não terá nem saído da primeira etapa do passeio! Por isso, se puder, não hesite em reservar um dia a mais em Perúgia. Não se arrependerá. Como acontece no restante do país, a rede hoteleira é bem estruturada e oferece opções para todos os bolsos

Foto do lago Trasimeno, em Perúgia, Úmbria.

O lago Trasimeno empresta ainda mais beleza à região de Perúgia, na úmbria. Foto: Wikimedia Commons

CAMINHOS DA PAZ

Conhecer as terras em que São Francisco pregou e passou a maior parte de sua vida é uma emoção única para os católicos. A história do santo, que tinha como mensagem principal a harmonia total entre homem e natureza, contribui para ampliar a aura mística da pequena Assis, onde, não por acaso, as atrações turísticas giram em torno de temas religiosos. A cidade fica a apenas 27 quilômetros de Perúgia, por isso, o acesso é fácil e rápido, seja de trem, ônibus ou qualquer outro meio de transporte.

Para entrar em sintonia direta com São Francisco, uma visita à Basilica di Santa Maria Degli Angeli é o primeiro passo. A monumental obra foi erguida no mesmo local de uma antiga igreja reconstruída pelo santo, conhecida como Porziuncola. O que impressiona é que a antiga capela foi preservada e fi ca dentro do salão principal do grande templo. No complexo da basílica funciona ainda o Museo della Porziuncola,
com obras sobre a vida de São Francisco e Santa Clara.

Fotografia da fachada da Basilica di San Francesco, na cidade de Assisi, Úmbria.

Basilica di San Francesco, na cidade de Assisi, Úmbria. Foto: Wikimedia Commons

O roteiro “franciscano” deve incluir ainda a Basilica di San Francesco, que além de contar com um museu, fica dentro da área do Sacro Convento, onde está o sepulcro do santo. A basílica tem afrescos de Giotto, o gênio que introduziu a perspectiva na pintura. Vale a pena reservar uma tarde para essa visita.

Mas a Úmbria não é apenas para místicos, a natureza ali também é generosa com lagos, como o Trasimeno, a poucos quilômetros de Perúgia, que tem às suas margens a bela Castiglione del Lago, considerada uma das cidades mais bonitas da Itália. Um pouco mais afastada da capital Perúgia, já quase na região de Abruzzo, a Cascata Delle Marmore, com seus quase 80 metros de altura, proporciona um visual incomum. Aliás, as águas na Úmbria são um atrativo à parte, seja para práticas radicais como rafting ou mais tranquilas como a pesca esportiva. Depois de uma visita a essa região, ficará mais fácil entender as inspirações de São Francisco.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.