Conheça o turismo histórico da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais

Gosta de história e viagens? Então conheça o turismo da cidade de Tiradentes, em Minas Gerais. O município reserva belas igrejas e obras barrocas.

None
O Museu Padre Toledo possui uma importância histórica muito grande para a cidade de Tiradentes. Foto: Instagram / museupadretoledo

por Redação Alto Astral
Publicado em 17/01/2018 às 14:00
Atualizado às 14:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, reserva, em todas as suas esquinas, antigas igrejas levantadas por escravos. Além disso, casarões do período colonial deixam-se revelar para turistas sedentos por história e cultura. A quantidade é tanta que fica difícil saber quais prédios ali não são tombados como patrimônio histórico.

Tiradentes, Minas Gerais. Foto: Instagram / _ig_minasgerais_

As principais construções agrupam-se no Centro Histórico, mas diversos antigos prédios com arquiteturas singulares ficam escondidos em bairros periféricos, esperando para serem descobertos. Por isso, reserve pelo menos uns dois dias dedicados exclusivamente para conhecer os cantos mais importantes do município.

Comece o passeio pela Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos mais importantes templos barrocos no país, toda enfeitada por dentro em ouro e prata e, por fora, com esculturas entalhadas por Aleijadinho.

Fachada da Igreja Matriz de Santo Antônio, na cidade de Tiradentes, Minas Gerais

Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes, Minas Gerais Foto: Wikimedia Commons

Em seguida, não deixe de entrar na Capela Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ornamentada pelo ouro roubado de seus senhores que os escravos traziam nas unhas e cabelos, e no Museu Padre Toledo, cuja importância histórica é imensurável por ter sido palco de muitas reuniões durante a Inconfidência Mineira.

Fachada do Museu Padre Toledo, em Tiradentes, Minas Gerais

O Museu Padre Toledo possui uma importância histórica muito grande para a cidade de Tiradentes. Foto: Instagram / museupadretoledo

Termine o tour histórico da cidade de Tiradentes embarcando na Maria Fumaça que parte todas as sextas, sábados, domingos e feriados em direção a São João del Rei. A estação da Estrada de Ferro já faz valer a visita, com seu bonito prédio construído em 1880, com telhas marselhesas, vindas da França.

Mas a volta dada na mesma locomotiva que roda desde o início do século 20 é uma experiência única, que traz lembranças para toda a vida.

Foto tirada de dentro de um vagão da locomotiva em Tiradentes, Minas Gerais

A locomotiva roda em Tiradentes desde o início do século 20. Foto: Instagram / vibrbr

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Érica Aguiar

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.