ESTILO DE VIDA

Trouxinha de acelga: um prato, vários benefícios para você

Regula o intestino, prolonga a sensação de saciedade, protege contra tumores... A trouxinha de acelga, além de gostosa, faz bem!

None
Foto: Stela Handa

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/02/2017 às 13:16
Atualizado às 13:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Além de saborosa, a trouxinha de acelga tem ingredientes que fazem bem à saúde. Confira a receita e tudo o que esse alimento pode fazer por você.

trouxinha de acelga

Foto: Stela Handa/Colaboradora

Acelga

É uma ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais. Com baixas calorias (apenas 27kcal a cada 100g), a acelga ajuda a regular o funcionamento do intestino e prolonga a sensação de saciedade, sendo grande aliada de quem deseja controlar o apetite. “A vitamina K presente na acelga é importante para a manutenção dos ossos, ajuda na coagulação sanguínea e inibe o endurecimento das artérias”, diz a nutricionista Luana Vasconcelos. A niacina, vitamina do complexo B, é outro valioso nutriente do alimento, por evitar problemas no aparelho digestivo e nervoso.

Carne moída

Prefira cortes de músculo, acém, patinho ou coxão mole para sua carne moída, pois são tipos mais magros. A carne bovina tem proteína de alto valor biológico, é rica em vitaminas, como a A e as do complexo B, e minerais, como ferro e zinco. “A proteína de origem animal contém aminoácidos importantes para o crescimento da fibra muscular, reparação dos tecidos, produção de enzimas e hormônios”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki. O ferro presente na carne, facilmente absorvido pelo organismo, é fundamental para prevenir anemia, principalmente em pessoas que praticam muita atividade física, crianças e mulheres em idade fértil.

Cenoura

A cor alaranjada da cenoura é dada por uma preciosa substância chamada betacaroteno. Com ação antioxidante, combate a degradação celular provocada pelos radicais livres, estimula as defesas do organismo, protege a visão e melhora a aparência da pele, unhas e cabelo. Pesquisas apontam que o betacaroteno evita o acúmulo de placas de gorduras nas artérias, diminuindo os ricos de infartos e derrames.

Molho de tomate

O tomate é um alimento pouco calórico, fonte de fibras e vitamina C e está associado à redução dos riscos de câncer e doenças cardiovasculares. O licopeno é a sustância que dá a cor vermelha ao alimento e indica a rica fonte de antioxidantes que é. O nutriente reduz em até 50% o risco de câncer de próstata e também previne alguns tipos de tumores como de pâncreas e pulmão. “Molho de tomate é mais protetor do que o legume cru, especialmente se feito com azeite de oliva, pois o calor facilita a liberação da substância, que também é solúvel em gordura”, diz a nutricionista Greice Caroline Baggio.

Confira a RECEITA:

Tempo de preparo: 40 minutos

Ingredientes:

  • 5 folhas de acelga
  • 250g de carne moída
  • 2 colheres (sopa) de margarina light
  • 1 cebola média ralada
  • 2 cenouras médias raladas
  • 1 colher (sopa) de salsa picada
  • sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Passe a acelga rapidamente em água fervente e reserve. Em uma frigideira, frite a carne moída na margarina, junte a cebola, a cenoura e refogue por 15 minutos, pingando água para não secar. Adicione a salsa, sal e pimenta. Recheie as folhas de acelga com a mistura e enrole, formando trouxinhas. Disponha em um refratário, cubra com o molho e polvilhe com o parmesão. Leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Retire e sirva em seguida.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Greice Caroline Baggio e Luana Vasconcelos, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular Culinarista: Maria Maluf (colaboradora)