Trombose e AVC: o que é verdade sobre as doenças?

Trombose e AVC são duas doenças que podem comprometer a qualidade de vida dos pacientes. Saiba o que é verdade e o que é mito sobre elas!

None
Trombose e AVC são doenças que comprometem a qualidade de vida dos pacientes. Foto Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/03/2017 às 09:44
Atualizado às 13:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Diversas questões circundam o tratamento, a prevenção e a ocorrência da trombose e AVC. Porém, como algumas são equivocadas e outras cobertas de razão, a crença popular nem sempre acerta quando julga a autenticidade desses conteúdos. Exatamente para esclarecer essas dúvidas, o clínico geral Gilberto Kocerginsky pontuou mitos e verdades sobre esses problemas.

O AVC não afeta apenas idosos.

O AVC não afeta apenas idosos. Foto Shutterstock

1. Pílula anticoncepcional aumenta o risco de trombose e AVC?

Verdade. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares, o uso de pílulas pode favorecer o surgimento de ambas as doenças, principalmente em mulheres fumantes e com hipertensão arterial ou enxaqueca. “O anticoncepcional aumenta o risco de trombose e, com isso, a chance de um derrame do tipo isquêmico”, complementa Gilberto. Por isso, é fundamental consultar um médico antes de tomar o medicamento.

2. Varizespodemcausartrombose?

Verdade. Além de atrapalharem a circulação como um todo, se não forem devidamente tratadas, as varizes podem provocar problemas na pele, como descamação e feridas que muitas vezes levam anos para cicatrizar. Mas o maior perigo nesse caso é a trombose. Se ela for superficial leva a muita dor, inchaço e vermelhidão na região atingida, e se estiver localizada nas veias profundas, há risco de problemas mais graves – uma embolia pulmonar, por exemplo.

Trombose e AVC são doenças que comprometem a qualidade de vida dos pacientes.

Trombose e AVC são doenças que comprometem a qualidade de vida dos pacientes. Foto Shutterstock

3. TodosquetiveramAVCficamcomsequelasao longo davida?

Mito. Levando em consideração as várias técnicas e profissionais especializados no assunto e a capacidade do cérebro de destacar células nervosas sadias para suprir as funções das danificadas, é possível a recuperação dos membros lesionados. “Dependendo da lesão e da localização, pode haver mínima ou nenhuma sequela”, completa o profissional.

4. Longasviagensaumentamoriscodetrombose?

Verdade. A trombose pode ser causada por longos períodos de imobilidade (como internações hospitalares) e devido a dificuldade de se movimentar em viagens longas e apertadas (ônibus e avião). O problema também pode atingir profissionais que necessitam ficar sentados por muito tempo no seu dia-dia.

Consultoria Gilberto Kocerginsky, clínico geral

LEIA TAMBÉM:

TAGS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.