Connect with us

O que você está procurando?

A confusão é normal: tristeza ou depressão? Sintomas parecidos levam a confusão e muitas vezes dificulta a identificação da depressão. Veja mais sobre!
- Foto: iStock.com/Getty Images

Tristeza ou depressão? Como não confundir os dois problemas?

A confusão é normal: tristeza ou depressão? Sintomas parecidos levam a confusão e muitas vezes dificulta a identificação da depressão. Veja mais sobre!

Todo mundo durante a vida vai apresentar momentos de maior dificuldade, tomado por sentimento de tristeza, melancolia e angústia. Nesses momentos, é comum pensar que não vai encontrar forças superar os obstáculos. Mas será que isso é depressão? O neurologista Leandro Teles explica que a depressão é uma doença complexa e potencialmente grave. Atualmente, ela acomete até 20% da população em alguma fase da vida.

 

mulher triste

Foto: iStock.com/Getty Images

 

“Ela é causada por fatores genéticos, hormonais e ambientais. Além de tristeza, a pessoa deprimida pode apresentar uma gama extensa de sintomas, tais como: emagrecimento, ganho de peso, insônia, baixa autoestima, falta de motivação alterações sexuais, restrição social, dores no corpo, apatia e fadiga. Em casos graves podem ocorrer sintomas psicóticos e desapego à vida, com risco de suicídio”, afirma.

O que acontece no cérebro?

Ao contrário do que muitos pensam, a depressão não é uma fraqueza, uma vontade de chamar atenção e nem frescura. Ela é provocada por um desequilíbrio que ocorre nas moléculas que conectam os neurônios, chamadas de neurotransmissores. Dessa forma, os principais transmissores são alterados, ou seja, reduzidos, como serotonina e adrenalina. Com isso, ocorre maior dificuldade em sentir prazer e aparecem vários sintomas físicos e psíquicos. “O paciente fica queixoso e fragilizado. Por vezes, fica muito difícil reconhecer o estado depressivo e é bastante complicado se livrar sozinho dos sintomas, apenas com força de vontade”, aponta o profissional.

 

Sentimento necessário

A tristeza traz uma sensação ruim, negativa, mas é um processo biológico realizado para o amadurecimento do cérebro. Ou seja, momentos tristes ensinam mais que os felizes, pois levam a pessoa à introspecção, autoconhecimento, estados criativos, fortalecendo a busca e a vivência da felicidade. “Sem tristeza e resignação não existe grande parte do aprendizado, todo sofrimento tem um caráter pedagógico”, afirma Leandro.

Consultoria Leandro Teles, neurologista

 

 

Leia também: 

 

Advertisement

Estilo de vida

A cenoura trás inúmeras vantagens para quem consome, além de um super bronzeado, ela ainda é fonte de cálcio, zinco, selênio e muitas outras vitaminas!

Estilo de vida

Você sabia que usar o tomate como adstringente, direto na pele, pode evitar acne e deixar a pele mais jovem e bonita? Conheça os benefícios da fruta!

Estilo de vida

Conheça os melhores alimentos para o antes o durante e o depois da corrida, inclusive para vegetarianos. E ainda saiba o que evita dores musculares

Estilo de vida

Só o excesso de peso causa preguiça e indisposição? Uma nova pesquisa diz que não. Existe outro fator que também deve ser responsabilizado. Confira!

Estilo de vida

É comum abusar das comidas gordurosas e salgadas no final do ano. Por isso, trouxemos algumas dicas sobre a alimentação detox para renovar o seu corpo!

Estilo de vida

Quem sofre com a doença deve tomar muito cuidado ao consumir álcool. Porém, com bastante moderação é possível conciliar o álcool com a diabetes. Confira.

Estilo de vida

Emagrecer de uma forma saudável não é impossível. Aposte nas dietas ricas em todos os nutrientes e também nos exercícios para conquistar o corpo em forma!

Estilo de vida

Confira 5 receitas simples e práticas de sucos que auxiliam no sono! Veja os ingredientes que potencializam seu descanso.