Connect with us

O que você está procurando?

Tão importante quanto conhecer as taxas de colesterol para proteger o coração é saber quanto de triglicérides circula pela corrente sanguínea.
- Foto: iStock e Getty Images

Triglicérides: qual o seu papel no organismo?

Tão importante quanto conhecer as taxas de colesterol para proteger o coração é saber quanto de triglicérides circula pela corrente sanguínea.

Tão importante quanto conhecer as taxas de colesterol para proteger o coração é saber quanto de triglicérides circula pela corrente sanguínea. Eles são reservas de energia para o organismo e têm esse nome porque agrupam três ácidos graxos ligados ao glicerol, uma molécula de álcool. Também são produzidos pelo fígado e ficam armazenados no tecido adiposo (formado por células de gordura), principalmente na região abdominal.

 

mulher-comendo-alimentos-caloricos-geladeira-aberta

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Triglicérides no organismo

Quase tudo o que ingerimos é transformado em triglicérides, mas o excesso é provocado pelos erros alimentares: excesso de alimentos gordurosos e de carboidratos, por exemplo. O excesso desses últimos vai parar bem onde o triglicérides é armazenado: na barriguinha saliente. E qualquer tipo de gordura pode elevar o nível dessa substância se consumido sem moderação – tanto as benéficas, de óleos vegetais, castanhas e peixes, quanto as saturadas e trans. Bebidas alcoólicas também estimulam a produção de triglicérides. Assim, só uma dieta equilibrada é capaz de manter as taxas sob controle.

Um estudo do NYU Langone Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres na pós-menopausa com níveis altos de triglicérides têm o dobro de chances de ter um acidente vascular cerebral do que aquelas com níveis mais baixos, mesmo que o colesterol total e o LDL estejam sob controle. Outras pesquisas mostram que para cada aumento de 88,5mg de triglicérides sanguíneos, o risco de doenças cardíacas sobe 37% em mulheres e 14% nos homens.

 

mulher-comendo-macarrao-carboidratos-triglicerides

Foto: iStock.com/Getty Images

 

Para controlar os níveis

Manter o peso ideal é fundamental. Afinal, se os triglicérides ficam armazenados nas células de gordura, já dá para imaginar quanto deles estão escondidos em uma pessoa obesa, certo? Segundo especialistas, as modificações na dieta geralmente são eficazes e suficientes para reduzir seus níveis. Para não errar na dieta, o ideal é consultar um nutricionista, que pode elaborar um cardápio personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente. A combinação entre alimentação saudável e prática de exercícios físicos pode reduzir em até 30% as taxas de triglicérides.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Amidalite: entenda o que causa a doença, conheça os principais tratamentos e sintomas e saiba quando é necessário retirar a amídala

Estilo de vida

A dificuldade em acostumar com a volta ao trabalho é culpa da síndrome pós-férias. Talvez você não conheça esse nome, mas os sintomas são comuns. Confira!

Estilo de vida

Além de beber água, confira outros três alimentos que são infalíveis quando o assunto é regular o intestino e turbinar a saúde!

Estilo de vida

Goji berry atua no controle do colesterol, diminui os níveis de diabetes, é rica em flavonoides, que permitem manter as artérias abertas

Estilo de vida

Rico em triptofano, o peixe pode diminuir os sintomas da depressão, gerando ânimo e bem-estar às pessoas que consomem o alimento

Estilo de vida

Se você tem ou não predisposição genética para o colesterol elevado, uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos são indispensáveis para todos!

Estilo de vida

Saiba quais são os erros mais frequentes que acabam atrapalhando o seu objetivo na hora de perder peso e a forma física desejada!

Estilo de vida

Uma alimentação equilibrada contribui para o aumento de hormônios relacionados ao bem-estar, além de causar uma descarga de neurotransmissores positivos