Connect with us

O que você está procurando?

Boas formas de treinos cognitivos em casa são apostar em jogos da memória, procurar memorizar listas de compras e telefones e fazer palavras cruzadas.
- Foto: Freepik

Os treinos cognitivos melhoram o funcionamento da memória: entenda!

Boas formas de treinos cognitivos em casa são apostar em jogos da memória, procurar memorizar listas de compras e telefones e fazer palavras cruzadas.

O cérebro é um órgão bastante adaptável. Ele é capaz de se reorganizar, distribuindo funções novamente entre suas áreas, mesmo em situações extremas. Tudo para manter o bom funcionamento cognitivo de nosso organismo, inclusive na memória. Para melhorar o desempenho dessa função podem ser utilizados treinos cognitivos. Confira:

Comprovação

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Neurologia e Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, conseguiu melhorar a memória de pacientes que passaram por ressecção do lobo frontal esquerdo. Essa área do cérebro é responsável pela codificação e recordação de novas informações, e, por isso, os pacientes apresentavam uma dificuldade de memorização. Após treino cognitivo, os resultados surpreenderam positivamente os pesquisadores, pois a melhora na memória foi significativa. Outro estudo, realizado em 2009 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul colabora para a confirmação da eficácia dos treinos cognitivos. Nele, 76 idosos saudáveis foram divididos em dois grupos, em que um deles teve 12 sessões de treino cognitivo, que envolviam palestras explicativas e exercícios.

cabeça, cérebro, fundo, azul, cognitivos

Foto: Freepik

Técnicas

Os resultados mostraram que os idosos do grupo experimental tiveram melhora no desempenho cognitivo, maior bem-estar psicológico e melhor percepção de qualidade de vida. Muito usado em pacientes com quadro de demência, os treinos cognitivos costumam ser realizados em computadores e estimulam as funções do cérebro, como o raciocínio e a memorização, com auxílio de imagens e sons. Os exercícios costumam ser individuais e a dificuldade pode variar conforme a evolução do paciente. Uma boa forma de treinar o cérebro em casa é apostar em jogos da memória, procurar memorizar listas de compras e telefones e fazer palavras cruzadas, por exemplo. O cérebro também pode ser estimulado ao tentar fazer atividades rotineiras de formas diferenciadas, como explica a trainer Telma Nogueira: “Ler de traz para frente ou com o livro de cabeça para baixo, o importante é exercitar a mente para que saia do habitual”.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Telma Nogueira, trainer.

Advertisement

Estilo de vida

A prática realmente leva à perfeição ou é necessário um talento natural para se destacar como atleta? Pesquisadores apontaram a resposta para essa questão

Estilo de vida

A prática de qualquer esporte exige mais de determinadas capacidades cerebrais. Mas até que ponto os atletas possuem um cérebro mais desenvolvido?

Estilo de vida

Essa tradição chegou com tudo ao nosso país – são diferentes escolas do Budismo que chegaram desde o início da imigração em território brasileiro

Estilo de vida

Conheça as possíveis explicações científicas para a brincadeira do copo e outros jogos que envolvem invocação de espíritos e assustam as pessoas

Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de cação ao molho de manjericão com refogado de espinafre. Fica pronto em menos de uma hora! Confira a receita!

Entretenimento

Será que a verdadeira história seria Adão e Lilith? Conheça a teoria que diz que Eva não foi a primeira mulher a ser criada por Deus!

Entretenimento

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da história da Arca de Noé!

Estilo de vida

Somente a ingestão de vitaminas não garante uma memória perfeita. No entanto, a deficiência de algumas substâncias afeta o bom funcionamento do cérebro.