Trate a frieira e a micose com misturinhas caseiras

Com misturinhas baratas e fáceis e fazer, é possível que você trate a frieira e a micose em casa, de maneira natural e de forma progressiva.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 26/04/2017 às 10:59
Atualizado às 10:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Manchas e lesões na pele, unhas desidratadas e muita coceira: é assim que percebemos o surgimento da frieira e da micose. Sim! Elas estão relacionadas uma a outra, pois são inflamações de pele causadas pelo excesso de umidade em áreas que sempre ficam cobertas, abafadas e quentes, como os pés, virilha e axilas, por exemplo.

Mas se engana quem acredita que esses problemas são resultado apenas de uma higiene ruim. Como são causadas por fungos e bactérias, eles penetram na pele com facilidade em ambientes de muita umidade, como explica o Antonio Sproesser, clínico geral e médico de família: “pessoas que frequentam academia e que usam chuveiro, piscina, sauna ou mesmo pisos úmidos, são os alvos prediletos dos fungos”, esclarece.

A foto está em close mostrando pés femininos á beira de uma piscina, trate a frieira e a micose

Manter o cuidado com os pés em ambientes de muita umidade ajuda a previnir a frieira e a micose. | Foto: Shutterstock

Então, o melhor a fazer é, sempre que possível, manter a pele limpa e seca. Procure usar cremes, talcos ou sprays que contenham antifúngicos, escolha calçados abertos, que deixem os pés respirarem e, claro, seque bem os pés, entre os dedos, após o banho ou um mergulho! Caso a infecção já tenha acontecido, confira abaixo 4misturas caseiras que vão te ajudar a combater esse problema:

⇒Receita 1

Corte 1 folha de babosa em cubos, coloque em um vidro limpo e seco, junto com 100g de cravo-da-índia e 500ml de álcool. Deixe descansar por uma semana. Depois, use no local afetado 3 vezes ao dia.

⇒Receita 2

Despeje 500ml de água fervente em uma bacia e adicione 30g de folhas de hortelã-pimenta. Espere amornar e mergulhe os pés por cerca de 20 minutos. Retire e seque bem.

⇒Receita 3

Coloque 1 dente de alho dentro de 1 vidro de clorexidina ou Merthiolate®. Com um algodão, passe a mistura 3 vezes ao dia na região infectada durante 1 mês.

⇒Receita 4

Coloque 2 colheres (sopa) de folhas de losna em um recipiente e macere até formar uma pasta. Acrescente 1 colher (sopa) de azeite e misture. Com uma gaze ou algodão, passe na região atingida e deixe agir por 15 minutos. Lave de seguida.

Consultoria: Antonio Sproesser, clínico geral e médico de família.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.