Connect with us

O que você está procurando?

Causada por infecções de fungos, ela é um problema que pode causar coceira e ferimentos na pele. Veja como prevenir a micose!
- A micose é causada por fungos e pode se manifestar de diferentes maneiras. FOTO: Shutterstock.com

Saiba como tratar e prevenir a micose e acabe com os problemas de pele

Causada por infecções de fungos, ela é um problema que pode causar coceira e ferimentos na pele. Veja como prevenir a micose!

Muito comum no verão, a micose é um problema de pele que atinge majoritariamente a população de países tropicais. Isso em razão de ela ser causada por fungos, que se desenvolvem melhor em lugares úmidos e quentes. O problema também pode se manifestar de diferentes formas, são elas: a pitiríase versicolor, as tíneas, a candidíase e as onicomicoses. Saiba mais como prevenir a micose!

Principais sintomas

Como a doença se manifesta de diferentes maneiras, alguns sintomas são pontuais. Confira:

  • Tíneas: se manifesta como manchas vermelhas, escamosas e algumas pequenas bolhas. A coceira é o principal sintoma.
  • Pitiríase versicolor: aparecem como marcas brancas que se descamam com o tempo e normalmente surgem na região dos braços.
  • Candidíase: pode aparecer na boca, em forma de placas de cor branca, marcas vermelhas nas articulações e também na região genital feminina e masculina. Nas mulheres, ela pode aparecer como a característica secreção vaginal esbranquiçada.
  • Onicomicose: talvez a mais fácil de ser identificada, ela aparece nas unhas. Causa descolamento perto da base da unha e deformidades.

    Lembrando que o diagnóstico preciso deve ser feito por um médico dermatologista


Como prevenir a micose

“Por ser causada por fungos, hábitos higiênicos são essenciais na prevenção. Andar sempre calçado, enxugar bem o corpo (especialmente os vãos dos dedos e as áreas de dobras), fazer as unhas com material esterilizado e não usar roupas muito apertadas, que possam aumentar a umidade do corpo são as melhores alternativas”, explica o dermatologista Fernando Bezerra.

Tratamento

“Depende da forma de manifestação e do avanço da doença, mas pode ser feito com medicamentos (pomadas), terapias sistêmicas e até fototerapia”, esclarece Fernando. Portanto, vale ressaltar a importância de se procurar um médico dermatologista para realizar o diagnóstico preciso e indicar qual é a melhor opção de tratamento para o caso.

 

Texto: Edgard Vicentini/Colaborador | Consultoria: Fernando Bezerra, dermatologista

 

LEIA TAMBÉM:

 

Advertisement

Estilo de vida

A alimentação balanceada e saudável é um dos fatores preventivos mais importantes quando o assunto é câncer. Veja como o churrasco com brócolis pode ajudar!

Estilo de vida

De cabeça, nas costas, na barriga... As dores estão presentes em diversas partes do corpo. Confira terapias contra dor para trazer alívio no seu dia a dia

Receitas

Confira as melhores sopas no pão para você preparar neste outono-inverno. São opções que farão você lembrar dos melhores momentos da sua vida!

Moda & Beleza

Quem é fã da jaqueta de puff, não pode deixar de conferir 17 looks quentinhos e estilosos com o colete puff, a versão mais charmosa da jaqueta

Estilo de vida

Protetor solar? Sal? Manteiga? Quanto tempo esses produtos levam para estragar? Ou será que eles não têm prazo de validade? Faça o teste e descubra!

Receitas

Aprenda a fazer a receita de Docinho de festa com cereja, que além de delicioso, é uma ótima opção para servir em festas de aniversários!

Moda & Beleza

Para o inverno, aposte na tendência que promete bombar e combine jardineira com blusa de gola alta! Veja fotos e inspire-se

Entretenimento

Marina Ruy Barbosa escolheu um vestido branco todo rendado para a ocasião e Xandy Negrão também entrou no clima. Eles estavam lindos, vem ver!