Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Esclareça suas dúvidas para acabar com essas feridinhas que aparecem na parte interna da boca e podem causar dor e coceira. Saiba quais são os tratamentos das aftas
- Descubra quais são os tratamentos das aftas e acabe com o sofrimento! FOTO: Shutterstock

Tratamentos das aftas: conheça algumas dicas para amenizar o incômodo

Esclareça suas dúvidas para acabar com essas feridinhas que aparecem na parte interna da boca e podem causar dor e coceira. Saiba quais são os tratamentos das aftas

[PAGE TITLE]

As aftas são úlceras dolorosas da mucosa da boca, que podem ser múltiplas ou sozinhas. Elas se apresentam como lesões vermelhas com o centro branco e entre os sintomas mais comuns estão ardência, coceira e formigamento no local atingido. Vale lembrar que machucados provocados pela mordida das bochechas ou pelos ferros dos aparelhos dentários, por exemplo, não podem ser considerados como aftas. Existem dois tipos de aftas: as menores (com tamanho inferior a 1cm), que ocorrem em 80% dos casos e cicatrizam de 7 a 14 dias; e as maiores (de 1 a 3cm), que demoram um pouco mais para desaparecer e, nesse caso, devem receber um cuidado especial. Conheça as causas e tratamentos das aftas e se livre de vez desse mal!

Causas

As razões para o surgimento da afta ainda são desconhecidas, mas é possível que ela seja provocada por células do sistema imunológico. As lesões na boca podem ainda estar relacionadas à predisposição genética, à influência hormonal ou a fatores alérgicos, por exemplo. É importante não confundir a afta com machucados parecidos que acompanham algumas doenças crônicas. Na dúvida, um médico deve ser sempre consultado.

Tratamentos das aftas

As aftas normalmente desaparecem sozinhas, portanto o tratamento é para amenizar os sintomas que causam incômodo. Alguns estudos mostram que o uso de corticoide tópico (próprio para mucosa) diminui a dor e o tempo de cicatrização. Outros medicamentos anti-sépticos e anestésicos tópicos, antibióticos e vitaminas também podem ser utilizados.

Uma pesquisa demonstrou que pacientes com aftas recorrentes, diagnosticados com a bactéria Helicobacter pylori no estômago, apresentaram redução das aftas e do tempo de cicatrização quando a bactéria foi tratada. Mas, algumas medidas caseiras também podem ajudar. É o caso, por exemplo, da alcalinização da boca através de bochechos com bicarbonato de sódio ou antiácidos, que podem aliviar a dor.

 

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Lourdes Teixeira da Silva, gastroenterologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

 

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Além de colaborar com a potencialização da memória e do raciocínio, exercícios físicos ajudam a amenizar os sinais do Alzheimer, principalmente no estágio inicial

Estilo de vida

Prática comum entre as mulheres, o hábito de compartilhar maquiagem pode oferecer riscos sérios à saúde. Previna-se das doenças infecto-contagiosas

Estilo de vida

Você sabe o que é câncer renal? Desconhecido pelas pessoas, esse tipo de tumor está sendo discutido na novela O Outro Lado do Paraíso e ganhou notoriedade por não recorrer à quimioterapia. Entenda mais sobre a doença!

Estilo de vida

Conheça a pesquisa sobre câncer de fígado realizada pela Bayer em parceria com o Instituto Oncoguia, visando alertar sobre os dados da doença.

Estilo de vida

Você sabia que alguns ingredientes e substâncias presentes nos alimentos industrializados não devem ser consumidos pelas crianças? Confira!

Estilo de vida

As doenças no coração podem acometer as pessoas de qualquer idade que seja. Para evitar isso, além de deixar de lado hábitos que prejudicam a saúde, é necessário conciliar uma rotina de exercícios com boa alimentação. Confira alguns alimentos que auxiliam a saúde do coração.

Famosos

Depois de ganhar o grande prêmio de mais de 1 milhão de reais, Gleici do BBB 18 contou os detalhes do que pretende fazer com o dinheiro, sua relação com Wagner, família e muito mais. Dá só uma olhada!

Entretenimento

Não é só Mariano de O Outro Lado do Paraíso que passou pela ressurreição nas telinhas. Relembre outros personagens de novela que foram dados como mortos e voltaram. Tem Bia Falcão, Raquel e mais!