Transtornos alimentares: conheça os 5 principais e saiba como tratá-los

Os transtornos alimentares atingem na maioria pessoas mais jovens, mas os adultos também estão sujeitos aos problemas. Conheça os principais tipos.

- Foto Shutterstock.com

Os transtornos alimentares afetam, principalmente, os jovens, mas os adultos também estão sujeitos à doença: de acordo com dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, 70 milhões de indivíduos em todo o mundo sofrem de algum tipo de distúrbio alimentar, sendo os mais comuns a anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar. Porém, algumas pessoas ainda podem desenvolver outros distúrbios como a vigorexia e a ortorexia. Entenda cada um dos casos:

mulher tapando a boca

Foto Shutterstock.com

Bulimia

Nos casos de bulimia é comum que o indivíduo alimente-se de forma descontrolada e compulsiva, porém, logo após a ingestão exagerada de alimentos, existe a necessidade de livrar-se do que consumiu. Para isso, faz uso de laxantes e diuréticos ou remédios que induzem o vômito, passam a jejuar por um longo período ou fazem exercícios em excesso a fim de queimar as calorias ingeridas. Observar quem sofre com a doença não é tarefa fácil, já que a pessoa não admite estar com esse tipo de problema. Por isso, é preciso procurar ajuda de um profissional especializado, seja um psicólogo ou psiquiatra.

Anorexia

As pessoas com anorexia deixam de se alimentar de forma satisfatória e ficam longos períodos de jejum. Elas podem desenvolver comportamentos como contar a quantidade de água presente no alimento e quanto eles pesam. O vômito pode ser uma consequência não intencional, já que, como a pessoa deixou de comer, quando ela o faz passa mal, além de ter sintomas como dores estomacais. A anorexia pode ser diagnosticada de forma mais fácil, pois o indivíduo começa a emagrecer drasticamente, sendo visível a mudança no corpo.

Compulsão alimentar

A característica mais comum de quem sofre com esse transtorno é a ingestão exagerada de alimentos, até mesmo quando tem em mente que não precisa mais comer. Isso ocorre pois há um desequilíbrio nos mecanismos que controlam a sensação de fome e de saciedade e o problema, na maioria das vezes, está associado a sentimentos de depressão e ansiedade. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, a compulsão alimentar atinge de 2% a 4% da população mundial. O tratamento consiste em uma mudança comportamental na qual a pessoa faz uma reeducação alimentar e investe em exercícios físicos, mudando o estilo de vida.

Mulher, morena, comendo, lanche hamburgues, gordinha

Foto Shutterstock.com

Ortorexia

É um transtorno caracterizado pelo desejo obsessivo de seguir padrões alimentares rigorosos em busca de uma alimentação saudável. Ocorre uma preocupação excessiva com a qualidade da alimentação, limitando a variedade e excluindo certos grupos, como carnes, laticínios, gorduras, carboidratos – sem fazer a substituição adequada. Tal condição pode levar o paciente a desenvolver quadros de carências nutricionais ou a um quadro grave de distúrbio da conduta alimentar.

Saiba mais:

Isabella Fiorentino critica a indústria da moda e fala sobre anorexia

4 blogueiras plus size para seguir nas redes sociais

Confira alguns alimentos que podem piorar problemas psicológicos

Vigorexia

Caracteriza-se por ser uma preocupação contínua e excessiva com o corpo e a busca pela hipertrofia muscular. “Em geral, a pessoa sente vergonha de seu corpo e, por isso, recorre a exercícios físicos em excesso e outros recursos, como a ingestão de proteínas ou esteroides anabolizantes para acelerar a hipertrofia”, explica a psiquiatra Aline Sabino. Os hábitos decorrentes da vigorexia podem causar problemas físicos, como desproporcionalidade corporal, assim como problemas ósseos, devido ao excesso de peso e dieta adotada.

tratamento distúrbios alimentares

Imagem Editora Alto Astral

 

Consultoria Aline Sabino, psiquiatra; Evelin Siqueira, nutricionista

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência