Transtorno de aprendizagem

Seu filho está com dificuldade de aprendizagem? Fique atenta, pois ele pode ter um transtorno mais grave!

- FOTO: Shutterstock.com

Seu filho está indo mal na escola? Saiba que há uma grande diferença entre problemas de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. No primeiro caso, Sheila Leal, psicopedagoga e fonoaudióloga, explica que a dificuldade pode estar relacionada a um fator externo e passageiro: “uma criança pode ter dificuldade de aprendizagem por se sentar longe da lousa e não enxergar o conteúdo ou pela forma que o professor explica a matéria. Já o transtorno é um conjunto de sinais e sintomas que afetam a vida do indivíduo. Existe uma origem biológica, que é a base das anormalidades no nível cognitivo associadas com as manifestações comportamentais”.

criança assutada, com dificuldade de aprendizagem

FOTO: Shutterstock.com

Observe os sinais

Essa origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações com eficiência e exatidão. Sheila explica que quem sofre com o transtorno tem os seguintes sintomas:

atraso para começar a falar de modo inteligível;

• dificuldade para lembrar nomes de cores;

dificuldade para nomear corretamente os objetos;

tropeços, colisões ou quedas frequentes;

• dificuldade em aprender músicas;

• dificuldade em aprender os dias da semana;

confusão no uso de palavras que indicam direção (dentro/fora, em cima e embaixo, direita/esquerda);

• nomeação de palavras imprecisas como helóptero para helicóptero;

impulsividade no agir.

Você pode ajudar!

No caso desses sintomas acima, você deve procurar ajuda especializada. O tratamento é feito com vários profissionais, tendo como foco a reabilitação. Fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropediatra e psicólogo devem ser acionados. Não há nada que melhore os sintomas de forma rápida: é preciso um conjunto de medidas todos os dias para ajudar a criança. Mas Sheila afirma que é dever da escola estar preparada para acolher o aluno e fornecer soluções: “nesse caso, o aluno tem direito a um leitor, usa-se fonte e espaçamento maior, ou seja, uma série de medidas são adotadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem”.

Tipos de transtorno

Sheila explica que há vários tipos de transtorno: “o da leitura, conhecido como dislexia; o da matemática, conhecido como discalculia; e ainda o transtorno da expressão escrita e o transtorno da grafia. O tratamento é diferente dependendo do caso”.

VEJA TAMBÉM

Brincadeiras para crianças com dislexia

Dislexia e TDAH podem ser tratados sem intervenção medicamentosa

Psicopedagoga ensina os pais a darem suporte aos filhos

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência