Connect with us

O que você está procurando?

Seu filho está com dificuldade de aprendizagem? Fique atenta, pois ele pode ter um transtorno mais grave!
- FOTO: Shutterstock.com

Transtorno de aprendizagem

Seu filho está com dificuldade de aprendizagem? Fique atenta, pois ele pode ter um transtorno mais grave!

Seu filho está indo mal na escola? Saiba que há uma grande diferença entre problemas de aprendizagem e transtorno de aprendizagem. No primeiro caso, Sheila Leal, psicopedagoga e fonoaudióloga, explica que a dificuldade pode estar relacionada a um fator externo e passageiro: “uma criança pode ter dificuldade de aprendizagem por se sentar longe da lousa e não enxergar o conteúdo ou pela forma que o professor explica a matéria. Já o transtorno é um conjunto de sinais e sintomas que afetam a vida do indivíduo. Existe uma origem biológica, que é a base das anormalidades no nível cognitivo associadas com as manifestações comportamentais”.

criança assutada, com dificuldade de aprendizagem

FOTO: Shutterstock.com

Observe os sinais

Essa origem biológica inclui uma interação de fatores genéticos e ambientais que influenciam a capacidade do cérebro para perceber ou processar informações com eficiência e exatidão. Sheila explica que quem sofre com o transtorno tem os seguintes sintomas:

atraso para começar a falar de modo inteligível;

• dificuldade para lembrar nomes de cores;

dificuldade para nomear corretamente os objetos;

tropeços, colisões ou quedas frequentes;

• dificuldade em aprender músicas;

• dificuldade em aprender os dias da semana;

confusão no uso de palavras que indicam direção (dentro/fora, em cima e embaixo, direita/esquerda);

• nomeação de palavras imprecisas como helóptero para helicóptero;

impulsividade no agir.

Você pode ajudar!

No caso desses sintomas acima, você deve procurar ajuda especializada. O tratamento é feito com vários profissionais, tendo como foco a reabilitação. Fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropediatra e psicólogo devem ser acionados. Não há nada que melhore os sintomas de forma rápida: é preciso um conjunto de medidas todos os dias para ajudar a criança. Mas Sheila afirma que é dever da escola estar preparada para acolher o aluno e fornecer soluções: “nesse caso, o aluno tem direito a um leitor, usa-se fonte e espaçamento maior, ou seja, uma série de medidas são adotadas com o objetivo de facilitar a aprendizagem”.

Tipos de transtorno

Sheila explica que há vários tipos de transtorno: “o da leitura, conhecido como dislexia; o da matemática, conhecido como discalculia; e ainda o transtorno da expressão escrita e o transtorno da grafia. O tratamento é diferente dependendo do caso”.

VEJA TAMBÉM

Brincadeiras para crianças com dislexia

Dislexia e TDAH podem ser tratados sem intervenção medicamentosa

Psicopedagoga ensina os pais a darem suporte aos filhos

Advertisement

Estilo de vida

Mente pobre: quando o cérebro reage negativamente quando o assunto é dinheiro

Estilo de vida

Dar mesada aos filhos pode ser uma grande dúvida aos pais

Estilo de vida

Confira 9 pratos com comidas divertidas que prometem deixar a alimentação das crianças mais rica, equilibrada e criativa!

Estilo de vida

Mente rica: quando o cérebro reage positivamente quando o assunto é dinheiro

Estilo de vida

Assistir animações é uma das atividades prediletas das crianças. A Netflix tem um catálogo com muitas opções para entretê-los. Confira 5 séries infantis!

Estilo de vida

Brincando, as crianças aprendem sobre o mundo, aliviam angústias, gastam energia e vivem saudáveis. Saiba as brincadeiras indicadas para cada faixa etária!

Estilo de vida

Conheça algumas opções de passeios em São Paulo para fazer com as crianças. São opções culturais, que divertem e ensinam ao mesmo tempo!

Estilo de vida

Nem sempre a relação com os filhos ocorre como se queria. Pois saiba que trabalhar sua inteligência emocional pode ajudar nessa tarefa. Veja como!