Connect with us

O que você está procurando?

Saiba os detalhes que diferenciam quando uma pessoa está passando por um transtorno alimentar ou quando está apenas buscando uma vida mais saudável
- A busca excessiva por um padrão de beleza ideal pode ser um sinal de transtorno alimentar. FOTO: Shutterstock

Transtorno alimentar: você sabe identificar essa doença?

Saiba os detalhes que diferenciam quando uma pessoa está passando por um transtorno alimentar ou quando está apenas buscando uma vida mais saudável

Aproveitando o lançamento do filme original da Netflix “O mínimo para viver”, que conta a história de uma jovem que está passando por um grave transtorno alimentar, a anorexia. E que durante a trama mostra a luta diária e os bastidores da vida de alguém não aceita o próprio corpo. Você sabe como identificar quando alguém está passando por essa situação?

Pequenos detalhes

São alguns indícios que diferenciam as pessoas que possuem um transtorno alimentar de alguém que esteja cuidando da saúde alimentar. “O transtorno alimentar é caracterizado pelo temor em ganhar peso, ainda que o paciente esteja muito abaixo do considerado ideal, sendo incapaz de impor limites para a magreza, podendo chegar à desnutrição”, pontua a a endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Vivian Estefan.

A obsessão pelo controle o peso e a rejeição de alimentos são as características mais conhecidas quando fala-se em transtornos alimentares, mas existem outros que também são recorentes:

*Não aceitar a perda drástica de peso

*Cortar a comida em pedaços pequenos

*Compulsão por atividades físicas

*Não comer perto de outras pessoas

*Consumir remédios como laxantes, diuréticos e inibidores de apetite sem orientações médicas

*Não aceitar convites para eventos para evitar comer

Sinais

A pessoa com algum tipo de transtorno alimentar apresenta sintomas característicos, como a pele manchada ou amarelada, queda de cabelo, irregularidade menstrual, fraqueza, alterações das unhas, boca seca, extrema sensibilidade ao frio, perda de massa óssea e atrofia muscular. O diagnóstico da doença deve ser realizado por um especialista, “o médico deverá realizar um interrogatório com o paciente, um exame físico e possivelmente outros testes complementares para o correto diagnóstico”, explica a especialista.

Um passo de cada vez

Quem se encontra em uma situação com essa, muitas vezes, não faz ideia da gravidade do problema. Quando diagnosticado, o distúrbio precisa ser tratado com acompanhamento nutricional e psicológico. Trata-se de uma recuperação lenta e gradativa, em que o apoio familiar é essencial.

 

Texto: Michele Custódio/Colaboradora | Consultoria: Vivian Estefan, endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo

Vasconcelos

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Estimativas apontam que, no Brasil, três em cada dez pessoas sofram com a labirintite, mas são poucos os que conhecem suas causas e formas de tratamento

Moda & Beleza

O modelo mais largo parece ter saído do guarda-roupa do namorado e é lindo para usar em diversas ocasiões. Veja 10 looks com calça boyfriend e inspire-se!

Moda & Beleza

Direto das passarelas para o visual das famosas, o corset sobre a roupa é uma tendência polêmica, mas que pode conquistar o seu guarda-roupa!

Moda & Beleza

Confira as tendências para vestidos de noiva em 2017 mostradas no Bridal Fashion Week, a semana de moda de noivas, que aconteceu em Nova Iorque.

Estilo de vida

Entre os benefícios do limão estão a proteção contra resfriados e o auxílio na digestão. Além disso, a fruta pode ser consumida inteira, até com a casca!

Estilo de vida

Por causa das baixas temperaturas, o funcionamento do metabolismo é alterado, podendo desencadear mudanças no corpo que podem levar ao infarto agudo

Moda & Beleza

Na hora de dar um up na cabeleira com secador e chapinha, é preciso tomar alguns cuidados. Confira as dicas da especialista para não danificar as madeixas

Receitas

Este Caldinho de feijão com bacon na caneca é uma receita diferente e muito saborosa! Este tradicional petisco vai aquecer seu estômago e coração!