Transforme alimentos calóricos em opções mais saudáveis

Mesmo para quem está seguindo uma dieta balanceada, às vezes, surge aquela vontade de comer algo tentador, como um hambúrguer ou um sorvete. O grande

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/04/2016 às 16:46
Atualizado às 12:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mesmo para quem está seguindo uma dieta balanceada, às vezes, surge aquela vontade de comer algo tentador, como um hambúrguer ou um sorvete. O grande problema desses alimentos é que eles trazem consigo uma quantidade elevada de calorias e conservantes, prejudicando tanto o emagrecimento quanto a saúde em geral. Entretanto, é possível torná-los mais saudáveis de uma maneira simples e eficaz: basta prepará-los em casa, utilizando mais ingredientes naturais. Ficou interessado? Então, concentre nas linhas abaixo e deixe sua refeição ainda mais atrativa sem comprometer a reeducação alimentar!

HAMBÚRGUER

Já pensou em comer um lanche que não faça tão mal à saúde? Uma forma de conseguir isso é produzindo seus próprios hambúrgueres, uma vez que a quantidade de conservantes e processos químicos serão reduzidos. Assim, os aminoácidos e as proteínas presentes na sua refeição serão capazes de proteger seu organismo contra inúmeras doenças.

Quer mais motivos para consumir o hambúrguer caseiro? Com essa opção, você pode escolher a parte mais magra da carne, diminuindo a quantidade de calorias. Além disso, é possível controlar a taxa de gordura do alimento, protegendo o coração e outros órgãos do corpo.

HAMBÚRGUER DE FRANGO

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 40min

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de peito de frango picado
  • 1 dente de alho
  • 1 colher (sopa) de cebola ralada
  • 2 colheres (chá) de farinha de trigo integral
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Passe pelo processador o frango, o alho, a cebola, a farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Com essa massa, molde o hambúrguer e coloque sobre uma tábua ou forma forrada com papel alumínio. Leve ao forno alto, preaquecido, asse por cerca de 25 minutos. Deixe descansar por 10 minutos antes de servir.

SAIBA MAIS

Hábitos saudáveis ajudam a prevenir câncer
Conheça alimentos indispensáveis para garantir mais saúde
Quantidade certa de alimentos para acertar no preparo do prato

Transforme alimentos calóricos em opções mais saudáveis

FOTO: Shutterstock

BRIGADEIRO

É praticamente impossível imaginar esse doce contendo menor valor calórico, não é mesmo? Entretanto, essa tarefa pode ser realizada, desde que alguns ingredientes sejam substituídos. Trocar o leite condensado por óleo de coco e leite desnatado, por exemplo, permite que a receita fique mais leve e saudável. “O óleo de coco fornece energia rapidamente, sem acúmulo de gordura. Também regula o funcionamento da glândula tireoide, portanto, acelera o metabolismo”, ensina a nutricionista Natália Colombo. Outra ideia é abrir mão do achocolatado comum e investir no cacau em pó. Experimente!

BRIGADEIRO COM CACAU E ÓLEO DE COCO

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30min

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de óleo de coco
  • 1 xícara (200ml) de leite desnatado
  • 1 colher rasa (sopa) de amido de milho
  • 1 colher cheia (sopa) de cacau em pó sem açúcar
  • 1 colher rasa (sopa) de adoçante culinário

Modo de preparo

Leve todos os ingredientes, menos o adoçante, a uma panela em fogo médio. Mexa sem parar até obter a consistência do brigadeiro. Adicione o adoçante e mexa até incorporar. Espere esfriar por meia hora e enrole em bolinhas. Passe no cacau ou coco ralado sem açúcar. Sirva.

SORVETE

Muitas pessoas acreditam que, por terem adotado hábitos alimentares mais saudáveis, precisam deixar as famosas sobremesas de lado. Contudo, isso não precisa ser levado ao extremo, ou seja, é possível consumir doces, desde que eles sejam opções naturais. Portanto, substituir o sorvete de massa – rico em açúcar, corante e conservantes – por picolés de frutas é uma ideia bem-vinda! Isso porque eles são refrescantes, possuem menos calorias e impedem que as refeições caem na monotonia. Então, que tal aderir a essa alternativa?

PICOLÉ DE FRUTAS

Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30min (+2h40min de congelador)

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de morangos
  • 2 xícaras (chá) de mamão em cubos
  • 1 xícara (chá) de polpa de kiwi
  • 3 xícaras (600ml) de leite desnatado gelado
  • 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Modo de preparo

Separadamente, bata no liquidificador cada porção de fruta com 1 xícara (200ml) de leite e 2 colheres (sopa) de açúcar. Distribua cada sabor de sorvete em copinhos descartáveis pequenos e leve ao congelador por 40 minutos ou até começar a firmar. Espete um palito de picolé no centro de cada copinho e volte ao congelador por mais 2 horas ou até congelar totalmente. Corte os copinhos com cuidado, desenforme e sirva no palito.

CONSULTORIA: Natália Colombo, nutricionista.