Trabalho: em excesso traz consequências graves!

Todo o seu tempo e seus pensamentos estão voltados para o trabalho? Você não consegue ter lazer? Pois bem, esse excesso, pode te fazer mal. Confira!

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Foto Istock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/10/2016 às 19:30
Atualizado às 11:49

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Cada vez mais frequente, o vício no trabalho pode trazer consequências graves, como estresse, hipertensão, dores de cabeça, alterações de peso e outros problemas de saúde que podem prejudicar o seu dia a dia.

mulher estressada no trabalho

Foto Istock.com/getty images

Por que trabalhar demais?

Atualmente, muitas pessoas ficam sobrecarregadas no ambiente de trabalho. De acordo com a acupunturista Anabela Laranjinha: “poucos têm noção do quão isso realmente é perigoso”. Esse problema pode ser causado por acúmulo de funções e longas jornadas. Em geral, as empresas cobram de seus funcionários um ótimo serviço em um curto prazo, gerando corre-corre, competitividade, falta de autonomia e perda da satisfação profissional. Há também uma forte pressão de superiores, medo de perder o emprego, colegas de trabalho competitivos, dificuldade de relacionamento em equipe. Tudo isso cria uma saturação mental e física que pode levar a pessoa ao colapso físico e emocional, ou seja, ao estress.

Sintomas do estresse!

Os primeiros sintomas do stress no trabalho são: dificuldade de se concentrar, falhas na memória, desmotivação, ansiedade, mau humor, alteração no peso, insônia, perda de apetite, sentimento de inferioridade e problemas de saúde mais sérios, como depressão e síndrome do pânico. “Também podem ocorrer problemas dermatológicos como quedas de cabelo”, salienta Anabela.

É hora de reagir:

  • Administre melhor o seu tempo no ambiente de trabalho;
  • Entenda as diferenças entre os seus colegas de trabalho;
  • Liberte-se da raiva ou rancor;
  • Reserve tempo para o lazer;
  • Procure um psicólogo ou psiquiatra para lhe ajudar a lidar e controlar o seu stress;
  • “Existem métodos para reduzir o stress, começando pela respiração, caminhar, dançar, fazer exercícios, ouvir música ou ler um livro”, indica a acupunturista.

Leia também: 

Consultoria Anabela Laranjinha, acupunturista

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