ESTILO DE VIDA

Trabalhe a coordenação motora dos alunos usando dança

Veja como trabalhar coordenação motora, comunicação e cooperação a partir de atividades com dança

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/08/2016 às 13:03
Atualizado às 13:12

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mais antiga das manifestações artísticas, a dança é um dos bens culturais característicos de cada nação de acordo com as tradições que envolvem a formação histórica e cultural de um povo. Ao mesmo tempo, ela é a comunicação dos sentimentos manifestados pelo corpo. Veja como trabalhar coordenação motora, comunicação e cooperação a partir de atividades corporais.

Veja como trabalhar a coordenação motora das crianças

FOTO: Shutterstock Images

Valor cultural

Em comemoração a uma determinada data, algumas culturas utilizam-se da dança para expressar satisfação e alegria. O samba é uma das características do carnaval no Brasil, por exemplo. Há outras danças que caracterizam determinadas regiões brasileiras. Os professores podem fazer um cartaz com ilustrações de determinadas danças para apresentar à turma.

Contribuições

Na educação, a dança possibilita o trabalho com o corpo, os movimentos, a comunicação, a coordenação motora, a criatividade e as emoções das crianças. Quanto ao espírito cooperativo, ela valoriza o respeito mútuo e a cumplicidade. Por isso, as atividades com essa expressão artística potencializam o desenvolvimento físico, cognitivo e social. Confira algumas ideias de como trabalhá-la com seus alunos.

Na Educação Infantil:

Lenços dançantes

Materiais: lenços de tecido ou TNT, CD com músicas

1. Distribua dois lenços de cores diferentes para cada criança.
2. Coloque um CD com variados ritmos musicais.
3. Peça para que os alunos sacudam os lenços de acordo com as músicas.
4. Discuta com a turma as diferenças entre os movimentos que fizeram com os lenços conforme a batida.

Professor coreógrafo

1. Peça para as crianças escolherem seus próprios parceiros.
2. Disponha os pares em fileiras, um de frente para o outro.
3. Ao seu comando, os alunos deverão iniciar a dança.
4. Proponha movimentos como curvar-se para o parceiro, balançá-lo, caminhar ou bailar com ele.

No Ensino Fundamental:

Dançando pelo Brasil

Promova um projeto coletivo de estudo regional do folclore brasileiro a partir da dança. Cada classe pode ficar responsável por uma região. Juntos, pesquisem as danças típicas e a partir delas discutam outros temas, como vestimentas, culinária, músicas do local. Para socializar a pesquisa, organize uma apresentação das danças e sua contextualização para os outros alunos.

Passos típicos

Busque vários tipos de danças para desenvolver com a turma. Proporcione condições para que todos consigam conhecer e dançar outros tipos de ritmos e desenvolver movimentos que ultrapassem aqueles estereotipados pela mídia e que estão no inconsciente coletivo brasileiro. Você deve oferecer uma contextualização de cada dança numa perspectiva teórica e prática à classe.

Texto: Mayra Ferreira

Consultoria: pedagogas Maria do Carmo Monteiro Kobayashi e Ana Gabriela de Brito Testa

Revisão: Mariana Kohlrausch

VEJA MAIS

Passo a passo: caixa de histórias para divertir os alunos

Projeto boas-vindas: o que fazer com os alunos no primeiro dia de aula?

Saiba como desenvolver a identidade nas crianças na escola