ESTILO DE VIDA

TPM? Confira como solucionar os principais problemas desse período!

A Tensão Pré-Menstrual causa incômodos fortes em grande parte das mulheres. Saiba como solucionar os problemas mais comuns desse período.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/09/2016 às 07:00
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Resultado das alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, os sintomas da TPM são variados e podem afetar profundamente a rotina da mulher. “Pode variar de pessoa e, na mesma mulher, de um mês para o outro, podem aparecer sintomas diferentes. Depende da sensibilidade naquele momento e a própria oscilação hormonal faz a mulher estar diferente a cada dia”, explica a ginecologista e obstetra Viviane Monteiro. A seguir, listamos os problemas mais comuns que surgem durante o período e como solucioná-los da melhor forma. Confira!

mulher se espreguiçando

Foto Shutterstock.com

Cólica

Caracterizada por uma dor na região pélvica, no baixo ventre, costuma aparecer dois dias antes do início do ciclo menstrual e, geralmente, persiste nos primeiros dias do sangramento.

Soluções:
1. Alimentos ricos em ácidos graxos, como peixes de água fria e azeite, possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a relaxar a região pélvica.
2. Compressa de água quente na região abdominal por alguns minutos ajudam a relaxar os músculos e, assim, diminuir as dores. Banho quente também surte efeito semelhante.
3. Chás quentes também possuem ação relaxante, que ajuda a amenizar o incômodo

Ansiedade

O desequilíbrio na produção dos hormônios também influencia psicologicamente a mulher. Daí vêm alguns outros sintomas, como insônia, compulsão e irritabilidade.

Solução:
1. Evite alimentos estimulantes, como café, chá verde, energético e refrigerantes à base de cola que colaboram para agravar o quadro ansioso.

Compulsão por doce

Durante a TPM o corpo fica mais sensível à ação da insulina. Assim, o nível de açúcar diminui e o organismo fica carente de glicose, o que faz querer atacar doces.

Solução:
1. Prefira alimentos com propriedades calmantes como os que são fontes de magnésio, vitaminas C e E. Frutas secas, iogurtes e oleaginosas são ótimos substitutos de alimentos ricos em açúcar.

mulher comendo doce

Foto Shutterstock.com

Depressão

Apesar de não ser tão comum, algumas mulheres relatam se sentirem deprimidas e angustiadas.

Soluções:
1. “Quando tiver pensamentos pessimistas, tente substituí-los por coisas mais alegres”, aconselha a ginecologista Mara Diegoli
2. Há no mercado antidepressivos administrados por apenas 14 dias, idealizado especificamente para mulheres com TPM severa quando predomina os sintomas psíquicos. No entanto, somente um médico pode avaliar a necessidade do medicamento para a paciente.

Baixa autoestima

Sentir-se insatisfeita com o corpo e a aparência também são efeitos da agitação dos hormônios.

Soluções:
1. Gaste alguns minutos a mais se arrumando, isso irá ajudar a se sentir melhor.

LEIA TAMBÉM

Irritabilidade

“Os sintomas emocionais causados pelas alterações hormonais e pelos transmissores químicos no cérebro, que controlam os impulsos nervosos do apetite, sexual e da agressividade, associados a fatores externos, como preocupações no ambiente profissional, na casa, no sexo e na vida social, favorecem essas atitudes”, destaca Viviane.

Solução:
1. Para suprir as doses de serotonina no organismo, adicione à dieta alimentos que colaboram com a sua produção.