ESTILO DE VIDA

TPM: saiba como a alimentação pode ajudar a aliviar esse mal

A tensão pré-menstrual (TPM) pode ser um verdadeiro pesadelo na vida de algumas mulheres, mas a sua alimentação pode ajudar a amenizar seus sintomas

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/08/2017 às 08:28
Atualizado às 12:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns sintomas como dor de cabeça, dor no corpo, cólicas e irritabilidade são comuns da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, que tira o sossego das mulheres. Um dos segredos para controlar esses dias difíceis está na alimentação. Com a combinação correta de nutrientes, você manda esse mal para bem longe!

Fazem a diferença!

Reduza o estresse: invista em práticas que proporcionem equilíbrio emocional, como exercícios de respiração.
Evite exposição excessiva ao sol: a alta temperatura pode intensificar os sintomas da TPM. Se gosta de aproveitar o tempo ao ar livre, prefira locais cobertos e evite o horário das 11h às 15h30.
Pratique exercícios: estudos mostram que, apesar de aumentar o metabolismo do corpo, os exercícios melhoram os níveis de endorfina, serotonina e outras substâncias químicas relacionadas ao prazer.

Fique longe!

• Alimentos embutidos, como salsicha, linguiça, salame, mortadela, conservas, frios, molhos prontos, sopas e temperos industrializados, que têm excesso de sal e podem ajudar na retenção de líquido.
• Café, chá preto ou mate e refrigerantes, pois são ricos em xantina, substância que agrava a irritabilidade e as alterações do humor.
• Doces e frituras. São altamente calóricos, contêm gorduras e açúcares, o que potencializa o ganho de peso nessa época.

Mulher, linda, brava, estressada, nervosa, TPM

Foto: iStock.com/Getty Images

Inclua no cardápio!

• Comida à base de soja, que melhora a dor de cabeça, o incômodo nas mamas e ainda ajudam a diminuir o inchaço durante o período.
• Leite, iogurte e queijos, que são ricos em cálcio e contribuem para o alívio das cólicas e do nervosismo. Prefira leite desnatado e queijos magros, como ricota, minas e cottage.
• Vegetais verde-escuros, cereais integrais, damasco, abacate e melão contêm magnésio, que colabora para redução da ansiedade, irritabilidade e retenção de líquido.
• Alimentos que tenham ácidos graxos e ômegas 3 e 6, como salmão, sardinha, azeite de oliva e sementes oleaginosas, pois ajudam no controle do humor e na dor nas mamas.
• Muita água, que contribui para prevenção da retenção de líquidos e favorece a eliminação de toxinas.

LEIA TAMBÉM