ESTILO DE VIDA

TPM: conheça os 4 tipos da tensão e aprenda a combater os sintomas

Existem mais de 150 sintomas relacionados à TPM e ainda vários tipos. Conheça os 4 mais comuns e aprenda a combater os sintomas.

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Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/10/2016 às 19:20
Atualizado às 20:55

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Existem mais de 150 sintomas relacionados à TPM e vários tipos. “A TPM pode ser tratada por meio de medicamentos prescritos pelo médico, modificações na alimentação e prática de atividades físicas. Na onda dos tratamentos naturais, o óleo de prímula costuma trazer ótimos resultados!”, explica a nutricionista Alessandra Rocha. Conheça os 4 tipos mais comuns e e, se for o seu caso, aprenda a combater os sintomas.

mulher feliz segurando uma foto com uma mulher triste

Foto Shutterstock.com

Tipo A: explosão de ansiedade

Mecanismos corporais: a TPM é causada por baixos níveis de estrogênio e maior liberação de cortisol e adrenalina, substâncias responsáveis pelo estresse.

Sintomas: além da ansiedade, são frequentes a irritabilidade e as oscilações de humor.

Para combatê-la: invista na prática de exercícios de alongamento, pilates ou ioga. Também é válida uma alimentação rica em fibras, vitamina B6 (presente na soja e nos peixes) e vitamina C (encontrada principalmente nas frutas cítricas), que amenizam a fadiga e o estresse.

Tipo C: compulsão sem controle

Mecanismos corporais: os níveis de glicose sofrem uma queda e, por isso, surge a compulsão por doces.

Sintomas: a compulsão por comida vem acompanhada de fadiga e dor de cabeça.

Para combatê-la: atividades aeróbicas, como corrida e natação, aumentam o bem-estar e ajudam a estabilizar a taxa glicêmica. Além disso, o ideal é comer a cada três horas, investindo em frutas ou lanches naturais. A combinação de proteínas e carboidratos também diminui o desejo por doce.

Tipo D: tendência depressiva

Mecanismos corporais: a leve depressão vem da redução dos níveis de dopamina, neurotransmissor responsável pelo prazer e motivação, e de estrogênio.

Sintomas: a insônia e as emoções exageradamente afloradas são características dessa TPM.

Para combatê-la: vale investir em atividades prazerosas e exercícios aeróbicos. Nesse caso a cafeína também pode ajudar a levantar o ânimo. A vitamina B2, presente em óleos de peixe, leguminosas e ovos, é precursora da serotonina e eficaz contra os sintomas.

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Tipo I: desconforto com inchaços

Mecanismos corporais: há um aumento na produção de prolactina, hormônio que surge no período de amamentação, o que causa retenção de líquidos e inchaço.

Sintomas: aumento de peso de 1kg a 2kg e dores nos seios.

Para combatê-la: o sal, principal vilão desse tipo de TPM, deve ser substituído por temperos naturais. O nutriente mais importante é a vitamina B6, encontrada na lentilha, soja e carne branca. Outra dica é fazer natação e hidroginástica, atividades que ajudam a reduzir o desconforto.