Connect with us

O que você está procurando?

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, podendo afetar a visão, o coração e até levar à morte. Por isso, a prevenção é essencial!
- Cuidados básicos de higiene protege a saúde dos felinos. Foto Shutterstock

Toxoplasmose: o que é, principais sintomas e como tratar

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, podendo afetar a visão, o coração e até levar à morte. Por isso, a prevenção é essencial!

Quando o assunto é toxoplasmose, a maioria das pessoas associa a doença aos gatos, acusados de serem os principais transmissores. Porém, segundo dados da Sociedade Mundial de Proteção Animal, apenas 1% da população felina participa da disseminação da doença que, em alguns casos, pode causar graves danos ao organismo. Causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, a doença pode comprometer a visão, atingir fígado, baço e coração, provocar problemas neurológicos e, em casos graves, levar à morte. Porém, essas complicações só aparecem em pessoas com disfunções no sistema imunológico. O importante é saber que a toxoplasmose tem prevenção e cura, e em 90% dos casos não provoca problemas de saúde.

 

A toxoplasmose pode comprometer a qualidade de vida.

A toxoplasmose é causada por um protozoário e tem os gatos como hospedeiro. Foto Shutterstock

 

Toxoplasmose tem tratamento!

Quando os sintomas surgem, podem ocorrer febre, manchas avermelhadas e ínguas pelo corpo, cansaço, dores e dificuldade para enxergar (visão borrada que pode evoluir à cegueira). Nesses casos, o tratamento é feito com medicamentos que agem diretamente no parasita. Em gatos, os sintomas são falta de apetite, febre, falta de ar e alterações oculares. Nos bichinhos, a toxoplasmose também é tratada com medicamentos e é eficiente em 60% dos casos.

Você pode estar imune

Mesmo nas gestantes, a toxoplasmose só se manifesta se a pessoa nunca entrou em contato com o protozoário. No Brasil, mais da metade da população já adquiriu o parasita em alguma fase da vida e não corre riscos de desenvolver a toxoplasmose. Para descobrir se já houve ou não o contato com o parasita, basta fazer um exame de sangue, que detecta os anticorpos contra o Toxoplasma gondii. O teste é obrigatório para as gestantes.

 

Consultas ao veterinário garante o bem-estar dos gatos.

Cuidados básicos de higiene protege a saúde dos felinos. Foto Shutterstock

 

Quase inocentes

A toxoplasmose já foi conhecida como “Doença do gato” – isso porque os felinos são os hospedeiros definitivos do protozoário. Os ovos do parasita, chamados de oocistos, são eliminados pelas fezes dos gatos. Mas, para infectar uma pessoa, é preciso que o oocisto permaneça exposto a temperaturas acima de 36ºC durante, no mínimo, dois dias, e seja ingerido. Portanto, cuidados básicos de higiene já são suficientes para prevenir o problema. Gatos domésticos e bem cuidados raramente serão hospedeiros do protozoário, que é adquirido pela ingestão dos cistos que ficam em tecidos de animais como ratos e pássaros. Ou seja, correm mais riscos os felinos que saem para caçar, alimentando-se de animais ou carne crua.

Prevenção

*Grávidas precisam ter acompanhamento pré-natal e fazer todos os exames necessários. Devem evitar o contato com gatos de rua e deixar a limpeza da caixa de areia para outra pessoa.

*Lave muito bem verduras, legumes e frutas em água corrente e deixe de molho em uma mistura com 1 colher (sopa) de água sanitária para cada litro de água, por 20 minutos. Depois, é só enxaguar.

*Evite comer carnes malpassadas, independente do tipo (de porco, vaca, carneiro…). Quando for armazená-las, mantenha sob refrigeração, de preferência congeladas.

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Saiba como evitar as doenças de adultos em crianças, tais como obesidade, colesterol alto, ansiedade e aprenda a proteger a saúde dos pequenos

Estilo de vida

Está planejando sua festa? Então, confira 5 ideias para casamento e serviços diferenciados que vão conquistar seus convidados!

Estilo de vida

Saiba como pais devem agir quando os filhos entram na adolescência, abordando temas como masturbação, mudanças no corpo, menstruação, homossexualidade...

Estilo de vida

Use beterraba, espinafre e cenoura e outras hortaliças no preparo da goma e deixe sua tapioca colorida, com mais sabor e muitas vitaminas

Estilo de vida

Algumas atitudes podem contribuir para encarar o dia a dia com mais leveza. Confira dicas práticas e eficazes para relaxar a mente ao acordar

Mundo místico

Os animais podem ter a sensibilidade de prever uma ação do futuro. Então, existe uma premonição animal? Veja o que o Espiritismo fala sobre isso!

Mundo místico

Comemorado em 2 de abril, São Francisco de Paula é conhecido como padroeiro dos marinheiros e também intercede por quem necessita de ajuda.

Mundo místico

Conheça a história de São Marcos Evangelista, um dos homens que escreveu a história de Jesus e reze para o santo para alcançar graças