Entenda como a tosse pode ser um sinal de que algo está errado

A tosse não é uma doença, mas, às vezes, pode ser um alerta para procurar um médico a respeito de algum problema. Saiba mais!

None
Foto Istock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/04/2017 às 13:26
Atualizado às 13:41

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O simples fato de engasgar com alguma comida desencadeia a tosse, mas ela também pode ser sinal de outras doenças. Ela é, portanto, um reflexo do corpo quando há estímulos irritantes no aparelho respiratório (garganta, pulmões…). Esses estímulos podem ser tanto de um simples resfriado quanto de doenças mais graves, como a tuberculose ou o câncer de pulmão. A função da tosse é expulsar secreções e corpos estranhos do organismo.

Laringotraqueobronquite: mulher tosse sentindo frio

Foto: iStock/Getty Images

Tomar xarope ou consultar um médico?

Vários fatores podem te fazer tossir. Por isso, quando ela persiste por 3 semanas ou mais, é preciso procurar um médico para descobrir a causa e iniciar o tratamento adequado. Entre as possíveis razões da tosse estão:

  • Alergias;
  • Refluxo (do suco gástrico do estômago para o esôfago);
  • Exposição a substâncias irritantes, como inseticidas e fumaça;
  • Tumores de garganta, pulmões ou esôfago, que podem ou não ser câncer;
  • Tabagismo;
  • Doenças como tuberculose, asma, bronquite ou enfisema pulmonar.

O tabagismo é uma das principais causas de tosse, pois aumenta o muco produzido pelos brônquios e destrói os cílios que os revestem, irrita as mucosas e acumula substâncias estranhas nas vias aéreas. A tosse causada pelo fumo cessa em aproximadamente 1 mês quando a pessoa pára de fumar.

Gripes e resfriados geralmente congestionam os pulmões pela formação de catarro. Quando a tosse é sintoma desses problemas, os xaropes e as inalações muitas vezes são eficientes para eliminar as secreções.

Fique atento se a tosse for produtiva (quando há eliminação de secreção). Se a secreção for espessa, de cor amarelada ou esverdeada, pode ser sinal de bronquite ou pneumonia. Doenças mais graves, como tuberculose e câncer de pulmão, podem liberar sangue com a tosse, e por isso a secreção pode ser marrom ou avermelhada. Nestes casos, procure um médico e faça os exames necessários.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM

TAGSTOSSE

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.