Tosse: entenda como acontece esse sintoma tão incômodo

A tosse pode significar desde um simples resfriado até uma doença mais séria, como o câncer de pulmão. Descubra o que significa essa reação do corpo

None
Descubra o que é a tosse. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2017 às 17:00
Atualizado às 17:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabe quando chega o frio e um dos primeiros sintomas incômodos que surgem é a tosse? Ela pode ser resultado de um simples resfriado, mas também pode indicar doenças mais sérias. Mas você sabe o que exatamente ela significa? Confira a seguir.

O que é?

Trata-se de um reflexo natural do corpo e tem a função de eliminar qualquer irritação nas vias respiratórias. Sendo assim, segundo a médica otorrinolaringologista, Estelita Betti, existem dois tipos de tosse: a seca e a produtiva. “E dependendo da duração, pode ser considerada aguda ou crônica”, explica a profissional.

É sintoma de quê?

“Pode ser sintoma de várias doenças, desde um resfriado até um câncer de pulmão”, ensina Estelita. Por isso, os sintomas associados à tosse ajudam a determinar sua origem. Alguns deles são: coriza (gripes e resfriados), falta de ar e chiado no peito (bronquite e asma) e queimação no estômago (refluxo gastroesofágico).  Essas doenças e o fumo são algumas das causas importantes da tosse mais conhecidas. “Alguns medicamentos e o tratamento da hipertensão arterial também podem tê-la como efeito colateral”, alerta.

É importante que sempre que surgir algum sintoma diferente associado a tosse, o médico seja visitado.

É importante que sempre que surgir algum sintoma diferente associado a tosse, o médico seja visitado. FOTO: iStock.com/Getty Images

Diagnóstico certo!

Ele é feito pelo exame clínico e pelo histórico da queixa. “É importante saber o tempo de duração e as características da tosse, assim como o aspecto da secreção, para se obter um diagnóstico correto”, diz a otorrino. Para conseguir uma análise completa são feitos os exames de imagem – raio-x e tomografia computadorizada de tórax –, que serão solicitados em casos específicos.

Tratamento adequado

“O tratamento irá depender da causa do problema, ou seja, do diagnóstico”, comenta a profissional. Assim, alguns chás caseiros também ajudam, pois os líquidos quentes trazem alívio dos sintomas (por exemplo, chá com limão e mel, de canela, de camomila e de erva-doce). “Mas, ainda que os remédios caseiros ajudem a combater a tosse, é necessário que um médico faça o diagnóstico e indique o tratamento adequado”, alerta Estelita.

Texto: Redação alto Astral | Consultoria: Estelita Betti, otorrinolaringologista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.