Torta-pizza de abobrinha e tomate cereja: um prato, cinco benefícios!

Saiba como fazer uma deliciosa Torta-pizza de abobrinha e tomate cereja e descubra os benefícios de cada ingrediente da receita!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/12/2016 às 12:28
Atualizado às 12:55

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Saiba como preparar uma deliciosa torta-pizza de abobrinha e tomate cereja, receita saborosa e cheia de benefícios para saúde. Com o poder antioxidante do tomate e as poucas calorias da abobrinha, essa torta-pizza nutre o organismo e afasta doenças!

torta-pizza-abobrinha

Foto meramente ilustrativa: Shutterstock

Torta-pizza de abobrinha e tomate cereja

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50min

Ingredientes:
• 500g de farinha de trigo integral
• 1 colher (café) de sal
• 200g de margarina
• 3 gemas

Recheio:
• 300g de abobrinhas fatiadas
• Sal e pimenta-do-reino a gosto
• 4 colheres (sopa) de azeite
• 1 xícara (chá) de tofupiry
• 2 xícaras (chá) de tomates cerejas
• 1 xícara (chá) de tofu firme esmigalhado
• Folhas de manjericão e tomate picado a gosto

Tofupiry:
• 500g de tofu soft
• 1 limão
• 1 xícara (200ml) de óleo de milho
• 1/2 colher (sopa) de sal
• 1 colher (chá) de curry
• 1 colher (sopa) de polvilho azedo
• 1 colher (sopa) de levedo de cerveja
Modo de preparo
Peneire a farinha de trigo e o sal em uma superfície lisa. No centro, coloque a margarina e as gemas. Com a ponta dos dedos, misture a massa até que ela solte das mãos, sem deixar farinha. Abra a massa em uma forma redonda, cobrindo também as laterais, e reserve. Para o recheio, refogue a abobrinha no azeite até dourar e tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Bata todos os ingredientes do tofupiry em um liquidificador até obter um creme homogêneo. Com um garfo, faça furinhos na massa reservada e distribua o tofupiry pela superfície. Cubra com as fatias de abobrinha, espalhe os tomates e o tofu por cima. Acrescente o manjericão, o tomate picado, regue com o azeite restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos. Retire e sirva.

*Se desejar coloque algumas rodelas de berinjela

tomate-cereja

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Tomate

Seu vermelho é irresistível não só para o paladar, mas também à saúde. Isso porque a cor indica a presença de um nutriente preciosíssimo: o licopeno. Trata-se de uma substância antioxidante que previne o surgimento de tumores e doenças cardíacas. Quando o alimento é aquecido, o licopeno é ainda melhor absorvido pelo organismo. Então, invista em molhos frescos e tomates assados.

Tofu

Ele tem cara de queijo, mas nenhuma relação com leite. É, na verdade, uma coalhada sólida obtida pela fermentação da soja. Aliás, é a melhor forma de aproveitar os benefícios do grão. “A soja é um alimento de alto valor biológico, pois tem grande quantidade de proteína vegetal, logo, é livre de colesterol”, conta a nutricionista Alessandra Coelho. Além de minerais, o tofu também é fonte de saponina, substância que potencializa a absorção de cálcio.

azeite

Foto: Shutterstock

Azeite

Pode usar esse elixir para regar os tomates, pois a gordura de boa qualidade também aumenta o aproveitamento dos nutrientes no organismo. “Seus ácidos graxos protegem o coração e é rico em vitamina E, que combate os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento e o aparecimento de doenças. Também possui esqualeno e oleocanthal, anti-inflamatórios e antioxidantes que reduzem o colesterol”, lista a nutricionista Suzana Machado.

Abobrinha

De sabor agradável e fácil digestão, a abobrinha é composta por 94% de água, o que faz dela uma aliada da boa forma. São só 19 calorias em cada porção. “O legume contém fósforo, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo dos macronutrientes e auxiliam no desenvolvimento e crescimento”, diz a nutricionista Greice Caroline Baggio. Sem contar as suas muitas fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

manjericao

Foto: Shutterstock

Manjericão

Além de emprestar um aroma delicioso a qualquer receita, o manjericão ainda faz bem ao corpo. “A erva ajuda, principalmente, na digestão de gorduras e fortalece a saúde dos pulmões”, afirma o fitoterapeuta José Bassit. Também pode ser usado no preparo de chás, que aliviam dor de cabeça, tensão muscular e nevralgias. É tão antisséptica quanto desintoxicante. Na gastronomia, o manjericão pode ser acrescentado em molhos ou saladas e combina muito bem com queijos e tomate.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Alessandra Coelho, Greice Caroline Baggio e Suzana Machado, nutricionistas; José Bassit, fitoterapeuta

LEIA MAIS