Tomate previne doenças e enriquece sua salada

O tomate é consumido pela maioria dos brasileiros e apresenta muitos benefícios à saúde, como prevenir o envelhecimento precoce e afastar o risco de câncer

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/07/2016 às 19:07
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O tomate é originário da América do Sul e, por ser superquerido na mesa da maioria dos brasileiros, é encontrado na salada tradicional de muita gente! Sabor é o que não falta: além da maciez, da textura e da cor incrível, o tomate conta com nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo. A substância que mais se destaca é o licopeno que, além de dar cor ao tomate, é um importante carotenoide que apresenta ação antioxidante, reduzindo os radicais livres e os riscos de câncer de próstata, mama, pulmão, entre outros. Esse mesmo composto previne ainda o surgimento de doenças cardiovasculares e estimula o sistema imunológico.

Tomate auxilia no bem-estar e na saúde

Foto Shutterstock Images

Além da salada

Embora o seu consumo mais comum seja em saladas, quando consumido em forma de molho e refogado, seus benefícios se potencializam. “O calor libera o licopeno e outros nutrientes. Além disso, quando o molho é feito com azeite, aumenta sua absorção pelo fato de o licopeno ser solúvel em gorduras”, ressalta a nutricionista Greice Caroline Baggio. Outros nutrientes presentes no vegetal são os minerais, como potássio e magnésio. O primeiro auxilia a circulação sanguínea, puxando água para dentro das células, o que ajuda no controle da pressão e da arritmia cardíaca. Já o magnésio protege contra doenças cardiovasculares (como a hipertensão) e melhora as atividades cerebrais (potencializando a memória, por exemplo).

SAIBA MAIS:

Descubra os benefícios do molho vermelho

Confira dicas para preparar uma salada deliciosa

Aprenda a incluir legumes na alimentação

Tomate para todos os gostos

Cereja: refrescante, é bem pequeno e com uma concentração maior de água em seu interior. A salada do dia a dia merece essa pitada de saúde, sabor e beleza!

Italiano: essa variedade cai muito bem em molhos! De formato um pouco mais alongado que os demais, possui uma durabilidade inferior. Por isso, precisa ser consumido rapidamente para evitar desperdícios.

Sweetgrape: seu nome é relacionado a uma “doce uva”, pois fornece um paladar adocicado e lembra o formato da fruta. De origem italiana, é supersaboroso e fundamental para compor uma salada mais incrementada.

Carmen: sua característica mais marcante é a longa durabilidade que oferece. Comum nos supermercados, não é nem um pouco difícil encontrá-lo! Sua coloração é voltada para o tom entre vermelho e amarelo, possui a textura bem firme e sua forma remete a um redondo-achatado.

Débora: sua durabilidade também impressiona, no entanto, o sabor combina mais para molhos naturais. Não é difícil encontrá-lo nas feiras! Tem formato redondo, textura firme e coloração avermelhada.

Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.