Saiba por que o tomate é um dos maiores aliados do coração

Rico em licopeno, o tomate controla o colesterol, combate a pressão alta, previne o câncer de próstata e ainda deixa a alimentação muito mais saborosa.

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 03/02/2017 às 13:10
Atualizado às 13:21

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Queridinho da cozinha italiana, o tomate é um alimento versátil não só nos pratos culinários, mas também nos benefícios e nutrientes que oferece. Seu alto poder antioxidante se deve, principalmente, ao licopeno, carotenoide responsável pela cor avermelhada do fruto e de outros alimentos, como melancia, goiaba, pimentão e beterraba. Leia mais!

tomate-molho-beneficios

Foto: Shutterstock

O que é o licopeno

É o antioxidante mais potente dentre os carotenoides, tendo grande eficiência no combate à oxidação do colesterol LDL, que causa aglomeração de placas de gordura nas artérias, dificultando o fluxo sanguíneo, aumentando a pressão e podendo causar infarto.

Além disso, inibe uma enzima que participa da síntese do colesterol, reduzindo suas taxas. Ainda previne diversos tipos de tumores, como o de esôfago, boca, faringe e, principalmente o de próstata. Como o licopeno inibe a formação e a mutação das células cancerígenas, há estudos que afirmam que o tomate pode ser utilizado também para o controle de um câncer já existente. “O licopeno também previne o envelhecimento precoce, além de ser essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico”, explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

Dicas de consumo do tomate

Ao contrário de muitos alimentos que perdem seus nutrientes quando expostos a altas temperaturas, o tomate, na realidade, tem seus benefícios potencializados. “Molho de tomate e tomates cozidos são mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes”, afirma a nutricionista Greice Caroline Baggio, que ainda dá a dica de adicionar um fio de azeite no preparo dos molhos. “Por ser solúvel em gorduras, o licopeno é melhor absorvido com o azeite”, explica.

tomate beneficios

FOTO: Shutterstock

Ação em conjunto

De acordo com informações da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), pesquisas mostraram que o licopeno pode agir juntamente com outros antioxidantes, como os flavonoides, na proteção contra o câncer de próstata. Para fortalecer ainda mais a sua ação antioxidante, o tomate é fonte de vitaminas C e E, que também bloqueiam a ação dos radicais livres e protegem contra a oxidação de gorduras; e de betacaroteno, substância conhecida como provitamina A, que protege a saúde da pele e dos olhos.

Coração fortalecido

O tomate ainda tem sua função de prevenir os problemas cardíacos potencializada pela presença de potássio e ácido fólico – também conhecido como vitamina B9. O potássio é um mineral que equilibra a pressão do sangue, aumenta a elasticidade das paredes arteriais e diminui a arritmia do coração. Já o ácido fólico protege as artérias e, em boa quantidade no organismo, combate a homocisteína, aminoácido que causa entupimento arterial. O consumo de ácido fólico ainda é essencial antes e durante a gravidez, já que sua carência pode causar malformação do feto e até parto prematuro.

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.