ESTILO DE VIDA

Todos os benefícios dos ovos para a saúde!

Os ovos só trazem benefícios para a saúde. A única restrição são pessoas que apresentam casos de colesterol alto na família e para alérgicos.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 20:37
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os ovos só trazem benefícios para a saúde. A única restrição para o consumo de ovos é para quem apresenta casos de colesterol alto na família, está com LDL acima de 300mg/dl e para quem tem alergia ao alimento.

Ovos castanhos e brancos

Foto iStock.com/Getty Images

Protéico e vitaminado

“O ovo é fonte de todos os nutrientes. Contém vitamina C e é excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, de 6 a 7 gramas por unidade”, afirma a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. Na gema, encontram-se a vitamina A, carotenóides e as substâncias luteína e zeaxantina que, segundo Tamara são essenciais para a saúde dos olhos.

Cozinhe bem!

Evite comer a clara de ovo crua, como gemadas ou glacês preparados com ovos e açúcar. “ A clara do ovo crua é rica em avidina, uma proteína que bloqueia a absorção de biotina, fundamental para a saúde da pele e dos cabelos”, alerta a nurtróloga.

Ovos, tigela branca, gemas e claras

Foto iStock.com/Getty Images

O quanto deve ser consumido?

Comer 1 ou 2 ovos, de 3 a 4 vezes por semana, é saudável e isento de efeitos adversos sobre a taxa de colesterol. Seu consumo é recomendado para todas as fases da vida: quando criança, facilita o aprendizado, na juventude aumenta a energia e na velhice afasta o mal de alzheimer.

Ovo, frito, pão, suco, café da manhã

Foto iStock.com/Getty Images

Como deve ser preparado?

Evite faze-lo frito. “ A melhor opção é ovo pochê ou cozido, por 2 a 3 minutos para não alterar sua proteína”, indica Tamara.

Saiba mais:

Ovos frescos: dicas para o preparo e manipulação

Sobremesa liberada: pode comer sem medo de engordar!

Meditação: confira 5 incríveis benefícios dessa técnica!

Consultoria Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga