Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Uma boa oportunidade de ver os sintomas do TOC é na novela Haja Coração. Conheça mais sobre o personagem Rodrigo e o transtorno mental
- Foto: Raphael Dias/Gshow

TOC: saiba mais sobre o personagem com o transtorno em Haja Coração

Uma boa oportunidade de ver os sintomas do TOC é na novela Haja Coração. Conheça mais sobre o personagem Rodrigo e o transtorno mental

[PAGE TITLE]

Haja Coração, novela das 19h exibida pela Rede Globo, é uma boa oportunidade de ver na ficção alguns exemplos no campo da psicologia. Um deles é em um dos personagens, que sofre de TOC (Transtorno  Obsessivo Compulsivo).

Recentemente, o publicitário Rodrigo (interpretado pelo ator Paulo Tiefenthaler) surgiu na trama. O  dono da agência Peripécia apresenta vários sintomas do TOC, decorrente de um profundo estresse que passou por causa de uma separação amorosa. E, mesmo com o tom cômico da novela e do personagem, é mostrada a realidade de quem sofre o transtorno.

Foto: Raphael Dias/Gshow

Rodrigo discute com a personagem Francesca em haja Coração. – Foto: Raphael Dias/Gshow

Segundo o psicólogo e consultor em relacionamentos Alexandre Bez, ainda não foram definidas as principais causas estabelecidas para o desencadeamento do TOC. Segundo o especialista, em recentes pesquisas nos EUA, a mais provável é a junção do transtorno de ansiedade em associação ao estresse.

Essa patologia pode se manifestar de diferentes formas. Em Haja Coração, Rodrigo tem compulsão por limpeza e saúde, a mesma manifestação que acomete o personagem Melvin Udall interpretado pelo ator norte-americano Jack Nicholson no filme Melhor é Impossível (As Good as It Gets, em inglês).

“O TOC é uma das mais terríveis manifestações da ansiedade existentes, e em todas as expressões do transtorno, o sofrimento é intenso e marcante. O paciente deve ser tratado com psicoterapia e geralmente também é indicado o uso de medicação pelo psiquiatra”, afirma Alexandre.

 

Veja também!

TOC, o transtorno que não é perfeccionismo

Veja famosos que têm TOC

 

Texto: Alexandre Bez / colaborador e Ricardo Piccinato

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Estilo de vida

Praticidade pode sim combinar com saúde e, se você se planejar, é possível comer bem à noite e preparar um jantar saudável com facilidade!

Estilo de vida

Qualquer pessoa já sentiu ou ainda vai sentir como se os olhos estivessem secos. O nome desse problema é síndrome do olho seco.

Estilo de vida

Não se acostume com o inchaço: é possível deixar esse assunto no passado ao se atentar à simples mudanças na sua rotina. Confira!

Estilo de vida

Além da alimentação favorável e sem excesso de açúcar, outros hábitos devem ser levados em conta se você possui diabetes. Preste atenção nas dicas!

Estilo de vida

O que são e como funcionam os métodos terapêuticos que podem identificar problemas de saúde por meio de toques e observações.

Estilo de vida

Muitos esquecem, mas também é preciso se preocupar com a saúde dos olhos. E neste caso nem é tão difícil, basta uma alimentação saudável.

Estilo de vida

Alguns sintomas do Alzheimer podem surgir aos poucos, dificultando o diagnóstico precoce. Veja 10 sinais de alerta para a doença.

Estilo de vida

Cuidar da saúde dos olhos é essencial em qualquer fase da vida. Por isso, eles também merecem cuidados especiais, como por exemplo, uma boa alimentação.