Connect with us

O que você está procurando?

Saiba como combater problemas na tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, com bons hábitos alimentares, com iodo, magnésio e selênio
- Foto: iStock

Tireoide sob controle: conheça alimentos contra o problema

Saiba como combater problemas na tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, com bons hábitos alimentares, com iodo, magnésio e selênio

Além de seguir o tratamento medicamentoso orientado pelo médico, é primordial apostar em uma alimentação balanceada para potencializar o funcionamento da tireoide. Para ajudar nessa tarefa, existem alguns alimentos especiais que devem ser incluídos na dieta. Então, chegou a hora de descobrir boas opções para compor o seu prato.

mulher com mão na garganta

Foto: iStock

Algas marinhas, arenque, bacalhau, mexilhão e camarão

Esses alimentos são riquíssimos em iodo, um nutriente fundamental para o bom funcionamento da tireoide. “A falta de iodo na alimentação, o histórico familiar de desequilíbrio na produção do T3 e T4 e o consumo excessivo de soja podem ser responsáveis pelo desequilíbrio da produção desses hormônios, provocando alterações no sono, no peso, no funcionamento do intestino e na temperatura corporal. Quando está em baixa, pode levar à depressão, enquanto que, em excesso, provoca ansiedade e nervosismo”, salienta a nutróloga Paula Cabral.

Banana, linguado, espinafre, alcachofra e milho

Um nutriente que também é importante no funcionamento da tireoide é o magnésio, presente nesses alimentos. “Quando o magnésio está baixo, diminui a secreção de PTH (hormônio produzido pelas glândulas paratireoides), o que prejudica a resposta óssea e a renal”, complementa a nutróloga Cristiane Molon.

Castanha-do-pará, frango, carne bovina, feijão e cogumelos

Sabe o que esses alimentos têm em comum? Uma boa dose de selênio, um mineral que tem papel importante no funcionamento da glândula. Além disso, por atuar como antioxidante, o nutriente reduz a viscosidade do sangue, diminuindo o risco de entupimento das veias e, consequentemente, as chances de sofrer um infarto.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Cristiane Molon e Paula Cabral, nutrólogas.

Texto: Larissa Tomazini

 

 

Advertisement

Estilo de vida

A ressonância magnética é a principal ferramenta paraclínica para o diagnóstico da esclerose múltipla, permitindo o monitoramento da doença

Estilo de vida

Quer ter a saúde da pele e da visão em dia? Então pode contar com a ajuda dos alimentos e em especial da cenoura. Confira as qualidades desse legume!

Estilo de vida

Os antioxidantes são alimentos essenciais para quem quer manter uma alimentação rica em saúde.Confira alguns grupos alimentares que são excelentes!

Estilo de vida

Se não for mantido sob controle, estresse pode gerar diversos problemas no corpo. Veja como ele pode afetar o corpo e a mente

Estilo de vida

Saiba mais sobre a cólica em recém-nascidos, distúrbio que acomete boa parte dos bebês antes dos 3 meses e pode ser gerado pela alimentação da mãe lactante

Estilo de vida

Segundo estudo recente os diabéticos se preocupam pouco com a saúde dos olhos. Confira a seguir, a doença ocular que pode se desenvolver com esse descuido!

Estilo de vida

A pílula anticoncepcional regula seu ciclo menstrual, previne uma gravidez indesejada e ainda ajuda você a enfrentar “aqueles dias”!

Estilo de vida

Se você adora bordar e gasta muito do seu tempo nessa linda atividade, anote algumas dicas sobre postura, iluminação e conforto essenciais para essa hora.