5 dúvidas sobre osteoporose que você precisa esclarecer

A fragilidade dos ossos, que se racham ou até mesmo quebram com maior facilidade, é a principal característica da osteoporose. Saiba mais sobre a doença!

None
A fragilidade óssea é a principal característica da doença. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/03/2017 às 13:01
Atualizado às 13:38

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que mais de 90% dos brasileiros já ouviram falar sobre osteoporose? É isso que afirma uma pesquisa da BrazilianOsteoporosisStudy(Brazos). Contudo, eles ainda desconhecem a prevenção e acreditam que a doença seja natural do envelhecimento e, portanto, inevitável. Para sanar algumas dúvidas sobre o assunto, o ortopedista Salo Buksman explica o que é mito e o que é verdade sobre o problema que possui, sim, prevenção!

tira dúvidas sobre osteoporose

A fragilidade óssea, com maior suscetibilidade a fraturas, é a principal característica da doença. FOTO: Shutterstock

Porqueaosteoporoseafetamaisasmulheres?

“As mulheres têm menor acúmulo de cálcio no organismo e começam a perder massa óssea mais cedo do que os homens, por isso têm maior tendência à osteoporose”, explica Salo. Além disso, a queda hormonal acarretada pela menopausa acelera a perda de massa óssea. As terapias de reposição hormonal podem auxiliar na prevenção da osteoporose em mulheres que atingiram a menopausa.

Sóaspessoasmaisvelhastêmosteoporose?

Embora exista essa crença, a verdade é que a doença pode atingir qualquer pessoa em todas as faixas etárias. Ela é mais frequente em indivíduos com idade avançada, mas também é detectada em adolescentes. Nesse caso, geralmente, trata-se de uma osteoporose secundária, isto é, é em decorrência de outro problema de saúde, como alterações na tireoide.

Suplementosdecálciosãonecessários?

Quando o problema já foi detectado, e somente nesses casos, o médico pode indicar a suplementação de cálcio. Porém, quem tem aterosclerose ou outros problemas cardiovasculares deve evitar o uso de suplementos, barrando a doença somente com alimentação e evitando os fatores de risco.

tira-duvidas-sobre-osteoporose (2)

À esquerda, podemos ver o osso tomado pela osteoporose, mais poroso e frágil. À direita, uma estrutura óssea saudável. FOTO: Shutterstock

Ocigarropodecontribuirparaosurgimentodadoença?

Ainda não se sabe precisamente como o fumo contribui com o desenvolvimento da doença mas, segundo informações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o cigarro pode estar relacionado à inibição dos osteoblastos, células que produzem massa óssea. Assim, quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de apresentar osteoporose.

Ocálcioéoúniconutrientecapazdepreveniraosteoporose?

Apesar de ele ser o mais lembrado, existem vários outros nutrientes que desempenham essa mesma função, com maior ou menor importância. Um deles é a vitamina D, necessário para que os ossos absorvam o cálcio ingerido e a melhor maneira de adquiri-lo é expondo-se ao sol. “O corpo produz sua própria vitamina D quando se expõe parte dele (mãos, braços e rosto, por exemplo) à luz solar. Em geral, 15 minutos de exposição sem protetor solar é suficiente”, explica a nutricionista Paula Castilho.

Quemtemosteoporosenãopodepraticaratividadefísica?

Praticar exercícios é essencial tanto para o controle quando para a prevenção da doença. Porém, quem já tem a doença diagnosticada deve consultar um médico e fazer as atividades sempre com supervisão. Os exercícios devem ser de impacto mínimo, como caminhada e hidroginástica.

Consultoria Paula Castilho, nutricionista; Salo Buksman, ortopedista
Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.