Tira-dúvidas: tudo o que você precisa saber sobre chás!

Já ouviu falar que os chás ajudam a perder peso ou que não podem ser consumidos à noite? Esclareça essa e outras questões com o tira-dúvidas que trouxemos

- Foto: iStock.com/Getty Images

Os chás são bebidas feitas de ervas que podem auxiliar a saúde em diversos aspectos, além de ajudar no processo de perda de peso. Confira o tira-dúvidas que trouxemos abaixo e esclareça todas as questões sobre o líquido:

Tira-dúvidas sobre chás:

Qual a maneira correta de preparar os chás?

Ferva a água por 3 minutos, desligue o fogo, acrescente a erva, tampe e deixe em infusão por 20 minutos antes de beber. É importante preparar o chá em um recipiente que não seja de alumínio, pois o material oxida os princípios ativos das ervas. Outra recomendação é consumir o chá logo após o preparo ou, no máximo, até 12 horas depois.

É melhor consumir o chá quente ou frio?

Pode ser tomado quente, morno ou frio, pois seu efeito terapêutico não é alterado. Em caso de gripes ou resfriados, prefira beber  o chá quente, que oferece mais conforto ao organismo.

Qual a diferença entre o chá de erva natural e o de saquinho?

A erva “in natura” garante mais benefícios, já que mantém todos os seus princípios ativos. Os chás de saquinho têm eficácia reduzida, pois possuem outras partes da planta em sua composição.

Os chás podem ser adoçados?

“Sim, pois isso não interfere no efeito da bebida. A dica é optar pelo açúcar orgânico, mascavo ou mel, que são mais saudáveis. No entanto, para quem quer emagrecer, recomendo usar adoçante à base de estévia”, explica André Resende, fitoterapeuta de São Paulo (SP).

As ervas em cápsulas possuem os mesmos benefícios que as “in natura”?

Para garantir o mesmo efeito no organismo, as pílulas devem ser feitas a partir do extrato seco das plantas, utilizando apenas os princípios ativos.

Quantas xícaras de chá podem ser tomadas por dia?

Mesmo sendo uma bebida natural, o chá não pode ser consumido de forma exagerada, pois pode intoxicar o organismo e prejudicar a saúde. O ideal é ingerir até 1 litro por dia.

Quais ervas não devem ser consumidas à noite?

As que possuem muita cafeína em sua composição, pois essa substância tem efeito energético e pode atrapalhar o sono. Antes de dormir, beba chá de melissa, erva-cidreira, mulungu ou valeriana, que possuem ação relaxante.

Pode misturar diferentes tipos de ervas?

Sim, mas com moderação. “Como terá muita variedade e pouca quantidade junto, pode ser que você não obtenha o efeito desejado. Isso porque, ao utilizar apenas uma erva, a quantidade certa é um punhado para cada litro de água. Se for um composto, será na mesma proporção”, explica André.

O chá de 7 ervas realmente ajuda a perder peso?

Ele auxilia na desintoxicação do corpo, quando aliado a uma alimentação equilibrada e à prática de atividades físicas, ocorrendo, assim, o emagrecimento.

Texto: Jacque Lopes | Consultoria: André Resende, fitoterapeuta de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência