4 tipos de limão para turbinar sua alimentação

Para não ficar em dúvida na hora de escolher qual tipo de limão comprar, confira quais são suas características e diferenças!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/11/2016 às 12:20
Atualizado às 11:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Sabia que no mundo existem cerca de 100 espécies de limão? Contudo, as mais utilizadas pelos brasileiros são o taiti, o galego, o siciliano e o cravo. Por isso, para não ficar em dúvida na hora de escolher qual tipo comprar, confira quais são suas características e diferenças!

mulher-branca-limao-mao

FOTO: Shutterstock

Cravo

Também conhecido como limão-rosa, é facilmente identificado pela sua cor avermelhada. Essa variedade tem muitas sementes e seu sabor é forte. Seu suco é ácido e doce, ideal para o preparo de limonadas e temperos.

Galego

É bastante conhecido pelos brasileiros e já é considerado o melhor tipo para preparar a caipirinha, uma bebida tipicamente nacional, porém, muito calórica. Ele tem a casca fina e lisa, de cor verde ou amarela-clara. Sua vantagem é que a polpa tem bastante suco, apesar de ter muitas sementes, é saboroso e não é ácido.

limao-amarelo-casca-espiral

FOTO: Shutterstock

Siciliano

Esse é, de fato, o limão original. É o maior de todos os tipos, mas não possui muito suco. Tem casca amarela, grossa e levemente rugosa. Apresenta saliências nas pontas, deixando-o com um formato alongado. Possui sabor menos ácido do que o galego e mais suave do que as outras variedades e pode ser usado no preparo de molhos ou até na fabricação de óleos essenciais e cosméticos. “Esses óleos têm potente atividade antioxidante”, destaca a nutricionista Barbara Sanches.

Taiti

Sua casca é fina e lisa e possui pouca semente. Sua polpa é grande e tem um sabor intenso. É ideal para preparos de sucos e receitas doces, como tortas, musses e bolos, já que, quando espremido, rende boa quantidade de suco.

limao-verde-cortado-meio-fatias

FOTO: Shutterstock

Cuidados extras com o limão

Na hora da compra, escolha os limões de casca macia e brilhante. Os maduros e com maior quantidade de suco, normalmente, cedem à pressão dos dedos ao toque. Já para conservá-los em casa, eles duram até duas semanas em temperatura ambiente, mas é possível guardá-los por até seis semanas dentro da geladeira, fechados em um saco plástico.

Consultoria Barbara Sanches, nutricionista

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.