Connect with us

O que você está procurando?

Se alimentar exageradamente, comer menos do que o recomendado... Essas são apenas algumas características dos 5 tipos de distúrbios alimentares
- FOTO: Shutterstock.com

Distúrbio alimentar: conheça 5 tipos do transtorno

Se alimentar exageradamente, comer menos do que o recomendado... Essas são apenas algumas características dos 5 tipos de distúrbios alimentares

O universo dos transtornos alimentares abrange diversos tipos de distúrbios que envolvem as maneiras como a pessoa costuma se alimentar. Confira alguns deles:

Compulsão alimentar

O mecanismo da compulsão alimentar é cíclico. “A pessoa se sente mal (por alguma razão que ela pode desconhece), consome um volume grande de comida, se sente um fracasso porque comeu muito e, por causa do sentimento negativo, começa a comer novamente”, explica a nutricionista Paola Altheia. Na maioria dos casos, quem sofre com a compulsão possui problemas com o peso, por causa do grande volume de alimento ingerido.

mulher-triste-sentada-banheiro-distúrbio-alimentar

FOTO: Shutterstock.com

Bulimia

Neste distúrbio ocorre o mesmo mecanismo da compulsão. A pessoa apresenta uma sensação de descontrole diante da comida e acaba ingerindo um grande volume de alimento em um período curto de tempo. No entanto, após o episódio compulsivo, o indivíduo sente culpa e realiza métodos purgativos como o vômito induzido, abuso de atividades físicas e até mesmo o uso de laxantes e diuréticos.

Anorexia

De forma geral, as pessoas com anorexia são emocionalmente feridas e apresentam quadros de ansiedade. Por isso, buscam controlar ao menos um aspecto de sua vida que, no caso, é a alimentação. “Elas passam a consumir um volume muito pequeno de comida, o que faz o corpo promover uma adaptação para se manter vivo. Dessa forma, a pessoa sente que não precisa de comida – essa fase pode ser chamada de ‘orgulho anoréxico’”, acrescenta a nutricionista.

 Ortorexia

É o transtorno que menos se relaciona com a imagem corporal. A preocupação é mais forte quanto à prevenção de doenças, como o câncer, por exemplo. A pessoa passa a ficar obcecada por uma alimentação “limpa”, saudável. Segundo Paola, “procura alimentos orgânicos, lê rótulos compulsivamente e se priva de diversos alimentos que não considera ‘puros’ para o consumo. Sua lista de alimentos não permitidos é muito grande”. Como consequência, na maioria das vezes, ocorre um emagrecimento muito rápido e o desenvolvimento de deficiências nutricionais.

Vigorexia

Este distúrbio ocorre com mais frequência entre os homens, mas também há incidência entre as mulheres. O objetivo é desenvolver músculos, ficar “grande”. O problema é que a pessoa nunca fica satisfeita com os resultados e não se vê musculosa o suficiente. Ela se torna obcecada por musculação e passa a organizar toda a sua rotina e interesse para a prática.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Paola Altheia, nutricionista e autora do blog Não sou exposição (naosouexposicao.wordpress.com)

Advertisement

Estilo de vida

Diante de uma crise de ansiedade é preciso buscar ajuda para se acalmar e controlar a situação. Saiba como agir para ajudar

Estilo de vida

Na hora de manter as taxas glicêmicas, aposte no consumo da couve. Ela ajuda, e muito, no controle dos níveis da diabetes!

Estilo de vida

Conheça mais sobre o ômega-3 e descubra se é necessário completar sua alimentação com suplementos dessa substância. Entenda!

Estilo de vida

Conheça 4 alimentos que irão turbinar sua memória: azeite, atum, café e castanha possuem componentes que farão diferença!

Estilo de vida

Se o inchaço é algo comum no seu dia a dia, é bom se atentar. Ele pode ser causado por algum mal funcionamento no rim.

Estilo de vida

Saiba mais sobre as plantas que curam e podem te ajudar em diversos aspectos!

Estilo de vida

Há pessoas intolerantes ao glúten, nessa matéria você confere como tratar a doença e ingredientes alternativos

Estilo de vida

Você sabia que nem sempre a farinha é um ingrediente ruim na receita? Existem alguns tipos que são ricos em fibras, potássio e ferro. Confira!