Tipos de couve: conheça melhor as variedades da hortaliça e aproveite-as!

Os tipos de couve existentes na feira são muitos! Conheça alguns deles para levá-los para casa e usufruir de seus benefícios!

None
A couve-manteiga, embora seja a versão mais famosa do alimento, não é a única que precisa estar presente na mesa! FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 12:56
Atualizado às 13:31

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Integrante da família das crucíferas, a couve é superconhecida por seus inúmeros benefícios à saúde. “Por conter quantidades significativas de nutrientes essenciais para o correto funcionamento orgânico (vitaminas A, do complexo B, C e K, selênio e alguns fitonutrientes), ela é um alimento que auxilia na proteção do organismo e fortalece o sistema imunológico”, ressalta a nutricionista Alice Amaral. E se engana quem pensa que a hortaliça só está presente na feira em uma única variedade. Vem conhecer os demais tipos de couve!

folhas de couve

A couve-manteiga, embora seja a versão mais famosa do alimento, não é a única que precisa estar presente na mesa! FOTO: Istock.com/GettyImages

Couvemanteiga

Ela é a mais comum nas receitas brasileiras, apresentando folhas lisas, levemente onduladas e com coloração verde-escura. Seus nutrientes são inúmeros, como vitaminas A, B6 e C, fibras e uma série de antioxidantes.

Couvedebruxelas

De sabor amargo – que lembra levemente o repolho – conta com boas quantidades de sulforafano, substância que colabora para a redução da pressão arterial, garantindo a saúde do coração.

Couvegalega

Suas folhas são mais largas e rijas, por isso, não é difícil identificá-la. A presença de vitamina C e do ácido fólico colabora para a proteção do sistema imunológico e na produção de glóbulos vermelhos do sangue.

Couveflor

Também é rica em sulforafano, além de conter fibras, que auxiliam com eficácia o processo digestivo.

Couvecoraçãodeboi

Menos comum que as outras versões, esse tipo é caracterizado pelas folhas grandes e pelo formato, que lembra um coração.

Couverabano

Pouco comum no Brasil, a hortaliça é conhecida pela parte de baixo do pé, que lembra um bulbo exposto, que também pode ser consumido, além das folhas.

Consultoria Alice Amaral e Luana Vasconcelos, nutricionistas

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.