ESTILO DE VIDA

Tipos de pimenta

Conheça as principais pimentas e seus benefícios para a saúde

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/12/2011 às 14:30
Atualizado às 21:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As pimentas são ótimas para a saúde e tem um sabor delicioso para quem gosta de comidas picantes. Elas contém propriedades antioxidantes, antiinflamatórias e são ricas em vitaminas A e C. Além de vários outros benefícios, elas ajudam a perder peso! Seis gramas de pimenta podem queimar até 45 calorias sem prejudicar a saúde. Segundo Fred Lopes, autor do site Pimentas Artesanais, as pessoas são apaixonadas pela sensação de prazer que a capsaicina traz. A capsaicina é encontrada nas nervuras do fruto das pimentas vermelhas. Provoca a aceleração do metabolismo, dilatando os vasos capilares e aumentando o fluxo sanguíneo, o que propicia um substancial aumento do fluxo de nutrientes e de oxigênio à área atingida e, além disso, estimula as ramificações nervosas, elevando a capacidade dos sistemas imunológico e anti-inflamatório e melhorando a capacidade de cicatrização e a ação bacteriológica.

Ainda segundo Fred, as pimentas mais pedidas pelos consumidores são as mais fortes do mundo: Bhut jolokia, Trinidad Scorpion e Naga Jolokia. Dá para reparar o quanto as sementinhas são queridas pelo público!

Conheça os principais tipos de pimenta e inove nas receitas:

Pimenta Dedo-de-Moça


Tipos de pimenta

Foto: Thinkstock/Getty Images

Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta, é muito saborosa e pode ser encontrada em várias formas: líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes, recebendo no nome de pimenta calabresa.

Pimenta Malagueta


Tipos de pimenta

Foto: Thinkstock/Getty Images

Essa é conhecida como uma das mais picantes: apresenta frutos alongados verde (imaturos) e vermelho (maduros). É muito utilizada em molhos de pimentas, conservas, como condimento no preparo de peixes, carnes, em feijoadas e acarajé.

Pimenta-do-Reino


Tipos de pimenta

Foto: Glow Images/Latinstock

A pimenta do reino é uma das especiarias mais antigas do mundo.  Pequena e de formato arredondado, tem um sabor forte e levemente picante. Apresenta coloração verde (imaturas) e vermelha (maduras). Seca ou conservada em salmoura, mantém a cor original dependendo do seu estágio de amadurecimento. Quando fervidas e depois secas, tornam-se negras e por isso são também conhecidas como pimenta preta. Quem não conhece?

Tabasco


Tipos de pimenta

Foto: Marcelo Breyne/Colaborador

Originária do Chile, é encontrada também na Louisiana (EUA), onde existe uma grande companhia de pimentas que leva seu nome e a tornou famosa. É uma pimenta saborosa e picante. “As Tabasco atingem cerca de 5.000 numa escala de ardência que as pimentas mais fortes atingem pouco mais de 1.000.000”, revela Fred. Podem ser encontradas em molhos ou à venda em locais especializados. Na nossa receita de tender apimentado, esse ingrediente é superimportante! Para quem gosta de comida mexicana, como guacamole e tacos, essa pimenta é a mais indicada.

Outras muito conhecidas e saborosas são: cumari, chili, pimenta-de-cheiro e biquinho.

Toque especial

A pimenta invadiu as prateleiras dos supermercados nos mais variados produtos. Vale a pena experimentar:

– Geléias de pimenta
– Frios e queijos com pedacinhos de pimenta
– Chocolates com pimenta
– Molhos à base ou com sabor de pimenta
– Temperos prontos com pimenta
– Petiscos incrementados com sabor de pimenta
– Patês com pimenta
– Azeite aromatizado com pimenta
– Azeitona recheada com pimenta

Consultoria: Fred Lopes – fornecedor e autor do site Pimentas Artesanais – www.pimentasartesanais.com.br