Limão: saiba quais são os 4 tipos mais comuns no Brasil

Saiba quais são os quatro tipos mais comuns de limão encontrados no Brasil. Veja qual deles é o mais indicado para você! Leia mais

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/12/2016 às 15:52
Atualizado às 12:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Entre todas as frutas cítricas, o limão ganha em benefícios! Estima-se que no mundo existam mais de 100 espécies de limão, uns mais ou menos ácidos para doces ou temperos, sendo que, quatro espécies se destacam no cardápio dos brasileiros. Confira quais são elas!

Foto de vários limões

Foto: iStock.com/Getty Images

O poder da vitamina C

O limão é a fruta cítrica que possui maior concentração de vitamina C. Ainda mais do que a laranja: cerca de 53mg em cada 100g, contra 48mg do ingrediente da laranjada. Esse poderoso nutriente age como um antioxidante (prevenindo o envelhecimento precoce), estabiliza a estrutura do colágeno, é fotoprotetor (protege a pele dos raios solares), ajuda na cicatrização e combate infecções.

Limão-taiti

É a variedade mais consumida no Brasil. Sua casca é fina e lisa (ou levemente enrugada e com um tom de verde vivo). Possui poucas sementes, tem a polpa grande e um sabor intenso. É ideal para preparos de sucos e receitas doces, como tortas, musses e bolos, pois, quando espremido, rende boa quantidade de suco.

Limão-galego

Entre os tipos de limão, é o menor deles. Considerado o mais adequado para preparar a caipirinha, é bastante conhecido pelos brasileiros. Ele tem a casca fina e lisa, de cor verde ou amarela clara. Sua vantagem é que a polpa tem bastante suco e, apesar de ter muitas sementes, é saborosa e não é ácida.

Limão-siciliano

É o maior de todos os tipos, mas apresenta pouco suco e é bem ácido. Tem saliências nas pontas, formato alongado, possui casca grossa e amarela. Na culinária, é usado no preparo de molhos e, comercialmente, na fabricação de óleos essenciais e cosméticos, devido à sua ação antioxidante. Também é indicado para temperar carnes e para o preparo de geleias e cremes.

Limão-cravo

Também conhecido como limão-rosa, ele é facilmente identificado pela sua cor avermelhada. Esta variedade tem muitas sementes e seu sabor é forte. Seu suco é ácido e doce, ideal para o preparo de limonadas e temperos.

Texto: Larissa Faria
Consultoria: Talitta Maciel, nutricionista da clínica Espaço Reeducação Alimentar, de São Paulo, talittamaciel.com.br; Graziela P. Thomas, Nutricionista da clínica Onodera, da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ)
Fonte: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.