ESTILO DE VIDA

Tipos de aveia: escolha o seu e blinde o organismo!

Como você costuma consumir aveia? O alimento é muito rico nutricionalmente, e cada uma de suas variedades cai melhor em um prato diferente. Veja!

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/08/2016 às 19:52
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os especialistas alertam: não existe um tipo de aveia melhor que o outro: tudo depende da finalidade que você deseja em prol do bom funcionamento do seu organismo. “Se o objetivo é diminuir o colesterol, o ideal é usar o farelo de aveia, opção onde as betaglucanas estão mais concentradas. Se o objetivo é o teor de fibras, para aumentar o peristaltismo (trânsito intestinal), melhorando a constipação, escolha a versão em flocos, farinha ou farelo”, afirma a nutricionista Carolina Marques. Abaixo, seguem três tipos de aveia para você escolher de acordo com o momento ou a necessidade, com dicas dos melhores acompanhamentos!

aveia-frutas-beneficios-colesterol

FOTO: Shutterstock

Saiba mais!

A importância da aveia para sua dieta

8 combinações saborosas com farelo de aveia

Receita: panqueca de aveia, banana e mel

Flocos

Para obter essa versão, a aveia é prensada integralmente, processo que conserva seus principais nutrientes, como vitaminas e fibras. Consumo: polvilhado sobre frutas, saladas e iogurtes ou para empanados saudáveis (assados).

Farelo

Essa variedade é derivada da camada extrema do grão e, por isso, possui maior concentração de fibras! “A versão em farelo dá muita versatilidade para acrescentar em preparações culinárias de rotina como café com leite, feijão, sopas, farofa tradicional, iogurte etc. Além de ser comprovadamente benéfica à saúde por causa da grande quantidade de uma fibra chamada betaglucana”, destaca a nutricionista Patricia Fan. “Os benefícios do farelo da aveia também atuam na circulação sanguínea, no controle da glicemia (açúcar no sangue) e na redução do colesterol”, afirma a nutricionista Luana Vasconcelos.

Farinha

Extremamente versátil, essa opção é obtida a partir da parte mais interna do grão e, por isso, acaba perdendo uma boa quantidade de fibras. No entanto, é bem-vinda em receitas de pães, panquecas e bolos, podendo substituir a farinha de trigo. Mas atenção: essa versão não serve como opção para celíacos — quando há alergia ou intolerância ao glúten. A aveia, naturalmente, não contém glúten, no entanto, durante a produção da farinha, flocos e farelos, é possível que seja moída no mesmo maquinário de cereais com glúten ou transportada em recipientes que já estiveram esses cereais. Portanto, vale prestar atenção na embalagem antes de adquirir o produto.

Shake saudável com aveia

Rendimento: 2 porções | Tempo de preparo: 15min

Ingredientes:
• 2 xícaras (400ml) de leite desnatado
• 1 banana-prata madura picada
• 1/2 xícara (chá) de mamão em cubos
• 1 colher (sopa) de farinha de linhaça
• 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
• 2 colheres (sopa) gérmen de trigo
• Adoçante a gosto

Modo de preparo
Bata no liquidificador o leite, a banana, o mamão, a linhaça, a aveia, o gérmen e adoçante até homogeneizar. Sirva em seguida.

Consultoria: Carolina Marques, Luana Vasconcelos e Patricia Fan, nutrionistas